Automação de marketing em loja virtual: saiba como fazer
Por: Diego D.
25 de Janeiro de 2017

Automação de marketing em loja virtual: saiba como fazer

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Automação de marketing em loja virtual: saiba como fazer

Comunicar-se com 10 clientes é fácil. Com 20, possível. Se passa para 30 já começa a ficar apertado. Mais que isso, cada nova aquisição acaba representando um empecilho a mais para manter um bom relacionamento. Ainda bem que inventaram essa tal de automação de marketing, que possibilita escalar a comunicação com leads e clientes na mesma proporção em que eles vão chegando até sua loja virtual! Mas o que é mesmo automação de marketing? Como implementá-la no e-commerce? Descubra já!

Qual a diferença entre automação e informatização?

Antes de mais nada, vamos entender a diferença entre automação e informatização. Informatizar é transferir seus processos para ferramentas tecnológicas, como um ERP ou CRM. Nesse caso, você transporta dados para um meio informático, que ajuda a otimizar os processos, ganhando agilidade, segurança e confiança nos fluxos de informação. A informatização também promove a redução de desperdícios, o aumento da produtividade e a diminuição de custos.

A automação, por sua vez, envolve o uso inteligente de sistemas de informação para compreender o comportamento do consumidor e, com isso, oferecer a ele a solução certa no momento exato. De maneira geral, a automação simplifica o trabalho do e-commerce porque executa uma série de atividades por conta própria, desde que programada adequadamente. Não se trata, portanto, de um robô executando as tarefas, mas de pessoas criando fluxos informacionais, conectados entre si, para proporcionar uma experiência única entre consumidor e marca.

Automação de marketing e e-commerce funcionam juntos?

A resposta é clara e direta: sim! Ao automatizar processos, você libera sua equipe para cuidar de atividades mais estratégicas, aquelas que se refletem em ganhos reais para seu e-commerce — como um estudo de mercado, a concepção de um novo produto ou serviço ou até mesmo a atenção aos clientes. Parece ideal, certo? Mas exatamente o que você pode automatizar dentro de um e-commerce?

Nutrição de leads

Um visitante entrou no seu site e deixou dados de contato para que você mantenha uma comunicação frequente? A partir daí entra a automação de marketing, fazendo todo o trabalho de segmentar quais conteúdos são mais relevantes segundo o perfil da pessoa e realizando o envio de mensagens por e-mail marketing para educar, entreter e informar o consumidor até que ele esteja pronto para a compra.

Envio de promoções

Não tem jeito: cada pessoa tem interesses próprios. Por isso, o ideal é investir na personalização. Mas se você fosse ficar enviando um e-mail para cada lead ou cliente, não daria conta de tantas mensagens. Já com a automação de marketing, você é capaz de entender as necessidades do seu consumidor e enviar ofertas direcionadas, com base em seu histórico de navegação e o relacionamento com sua loja virtual.

Dupla checagem

Tudo bem que vender pela internet é uma maravilha, mas nem por isso deixa de ser preciso tomar providências para tornar o processo o mais seguro possível. Na prática, você pode usar o double opt in (dupla checagem) para garantir que quem está interagindo com você é mesmo seu cliente.

Envie, no momento do cadastro, um link para a confirmação dos dados. Para concluir a compra, mande um e-mail ou SMS confirmando o pedido. Quando o pagamento for processado, faça mais um informe. Dessa maneira, você dá tempo para que o cliente conteste qualquer compra e avise a loja virtual sobre uma eventual tentativa de fraude. Ao mesmo tempo, fornece mais segurança para quem está comprando de você.

Status dos pedidos

Pedido feito, a ansiedade já bate à porta. Para não deixar seus clientes roendo as unhas, você pode automatizar o envio de e-mails de notificação sobre o status do pedido, como:

  • Em separação no estoque;
  • Em expedição;
  • Com a transportadora;
  • A caminho da sua casa.

Assim, além de manter o consumidor informado, você cria uma aura de expectativa que faz com que sua marca fique na memória do cliente por mais tempo. Caso a entrega ocorra dentro do prazo, sem qualquer percalço, ponto para você — e para a automação de marketing, que permitiu tudo isso sem que você precisasse mover um dedo.

Abandono de carrinho

Triste é ver que o consumidor navegou, navegou, selecionou os produtos e, no final, abandonou o barco — ou melhor: o carrinho. De fato, o abandono de carrinho é um fantasma que teima em perseguir os e-commerces. Mas é possível recuperar boa parte dos clientes com uma medida simples: remarketing.

No momento em que o consumidor abandonar seu site, envie um e-mail perguntando o motivo ou dizendo que os produtos ainda estão lá, esperando por ele. Você precisa estar em frente ao computador para isso? Não! Ferramentas de automação de marketing para e-commerce fazem isso automaticamente. Você só vai ficar sabendo que alguém deixou a compra no meio do caminho quando parar para analisar os relatórios.

Jornada do consumidor

A automação de marketing está estreitamente ligada à otimização da jornada do consumidor para que ele se sinta mais seguro em comprar de você. Então guarde: cada ação do cliente merece uma resposta imediata e certeira. E isso pode ser feito automatizando os fluxos de nutrição e até o atendimento ao cliente.

Mas atenção: não estamos dizendo para você colocar um sistema respondendo automaticamente a perguntas feitas pelos usuários. No entanto, você pode muito bem criar um FAQ dinâmico, com o cliente selecionando a dúvida e o site retornando com possíveis respostas. Caso ele não encontre o que busca, basta oferecer outros canais de atendimento, como chat, redes sociais e e-mail.

Como colocar a automação de marketing em prática?

Se estamos liberando as pessoas de tarefas que podem ser automatizadas, quem fará o serviço? Um software preparado para isso! Já existem diversas soluções no mercado que podem atender às suas necessidades de automação, bastando averiguar a que melhor se encaixa nos planos do seu e-commerce.

As mais usadas no mercado são: MailChimp, com versões gratuita e paga, Hubspot, uma das mais robustas, RD Station, brasileira e usada por várias empresas, Sales Pilot e Socedo. E com uma rápida pesquisa na internet você pode encontrar muitas outras. Portanto, nada de preguiça no momento de escolher a solução que vai acabar com sua falta de tempo e potencializar seus resultados!

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