Desvirginando consumidores
Diego D.
em 27 de Março de 2016

Desvirginando consumidores: seduzindo clientes a comprar uma marca pela primeira vez

O artigo que se segue é de autoria de uma ex-aluna da ESPM que escolheu a Austrália para viver e trabalhar, além de completar a sua formação com um mestrado em marketing. Em seu artigo, ela ajuda a explicar a importância cada vez maior que o varejo está assumindo para os seus fornecedores, no processo de comercialização, especialmente quando se trata de estimular a primeira compra de uma determinada marca. A conclusão básica do estudo é que a decisão do consumidor é tomada no ponto de venda, por impulso e sem planejamento anterior. Em outras palavras, o varejo se transforma em veículo de comunicação, muitas vezes mais importante do que a propaganda tradicional.

No final de 2005, resolvi deixar de lado tudo o que eu tinha em São Paulo para me aventurar na Austrália com meu marido. Formada em Administração Mercadológica pela ESPM/SP eu havia recém-terminado minha pós-graduação em Comunicação com o Mercado (também pela ESPM). Naquele momento trabalhava na ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto e estava bem feliz profissional e pessoalmente. Mas eu sentia sede de mais e sabia que ainda me faltava algo: falar inglês fluentemente e desbravar este mundo afora.

O destino escolhido foi a cidade de Adelaide, localizada no sul da Austrália. Começamos a nossa jornada estudando inglês. Logo em seguida entramos em um processo de imigração chamado Skilled Migration para pegar o ‘green card’ australiano. Sendo aceito, a Austrália lhe dá um visto permanente devido às qualificações e habilidades profissionais. É um processo longo e complicado, mas conseguimos vencer este obstáculo. Hoje em dia somos ‘aussieleiros’ e apesar da saudade da terrinha, temos uma vida muito bacana deste lado do mundo.

Mas confesso: não é fácil achar um bom trabalho quando o inglês não é a sua primeira língua e numa cidade relativamente pequena como Adelaide (1,2 milhões de habitantes). Mas esse foi um obstáculo também vencido. Tive a experiência de trabalhar em algumas empresas, como a Trees For Life, uma ONG na área ambiental. Em 2009, surgiu uma oportunidade para trabalhar no Ehrenberg-Bass Institute for Marketing Science, parte da University of South Australia. O trabalho mistura uma série de responsabilidades que o fazem ser bem atraente. Entre as minhas funções, trabalho com pesquisa de mercado quantitativa e qualitativa para clientes nacionais e internacionais. Do lado mais acadêmico, preparo estudos em marketing e dou aula de Comportamento do Consumidor e Gerenciamento de Marcas para alunos de graduação. Recentemente, terminei o meu mestrado e neste artigo gostaria de dividir com os leitores da Revista da ESPM alguns resultados da minha tese.

 

Leia a matéria completa assinando a Revista da ESPM.

Natasha Kapulski, 

Formada em Administração Mercadológica e pós-graduada em Comunicação com o Mercado, ambos pela ESPM/SP. Também é especializada em Marketing Direto pela ABEMD e está desenvolvendo sua tese de mestrado em marketing pela University of South Australia. Atualmente é Research Associate no Ehrenberg-Bass Institute

 

http://revistadaespm.espm.br/?p=294

 

Limeira / SP
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Gestão da Qualidade e Produtividade Administração de Custos Qualidade - Administração Administração Financeira Cálculo para Administração de Empresas Meio Ambiente - Administração Logística - Administração
Graduado em Administração de Empresas - ênfase em Gestão de Negócios Pós-Graduado em MBA Gestão de Marketing em Negócios Pós-Graduado em MBA Executivo Empresarial em Administração, Finanças e Negócios Pós-Graduado em MBA Gestão da Produção na Construção Civil
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Diego D. Whatsapp do professor Diego D. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil