Certamente a expressão ‘fechar o caixa’ faz parte do dia a dia de muitos empreendedores. Qualquer deslize e as finanças podem desandar. Bem, cuidar do dinheiro que entra e que sai do caixa não é uma tarefa tão fácil e, muitas vezes, gestores acabam se deparando com um lucro que não existe: pelo simples fato de […]
Certamente a expressão ‘fechar o caixa’ faz parte do dia a dia de muitos empreendedores. Qualquer deslize e as finanças podem desandar. Bem, cuidar do dinheiro que entra e que sai do caixa não é uma tarefa tão fácil e, muitas vezes, gestores acabam se deparando com um lucro que não existe: pelo simples fato de analisarem a entrada e saída de dinheiro de forma errada.
Manter um controle eficaz do fluxo de caixa garante ao gestor não apenas identificar o ‘quanto’ de recursos financeiros tem disponível, mas ‘quando’ os valores irão entrar ou sair do negócio, e ‘quais’ foram os investimentos realizados.
Não tem segredo: sendo uma pequena, média ou grande empresa: todas seguem a boa e velha premissa de ter o fluxo de caixa como fiel companheiro no sucesso de um empreendimento. Pensando nisso, elaboramos esse post para esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o Fluxo de Caixa e qual é a importância em mantê-lo atualizado. Preparado? Mãos à obra!
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
O que é Fluxo de Caixa?
O Fluxo de Caixa é um importante instrumento de controle financeiro em que gestores mantêm o registro de todas as informações de recursos que saem e que entram em um determinado período. Ele pode ser realizado diariamente, semanalmente ou até mensalmente. Contudo, é fortemente indicado que o acompanhamento seja diário e esteja sempre atualizado, o que garante uma visão mais real de como está a situação do negócio.
Via de regra, o Fluxo de Caixa é uma ferramenta que possibilita o registro de todas as transações financeiras de um negócio. É por meio dele que as empresas podem acompanhar os pagamentos e recebimentos em curto, médio e longo prazo e estabelecer previsões, ou seja: é um importante elemento de gestão e de planejamento do dia a dia.
Mas para que serve um fluxo de caixa?
Qualquer empresa, nos seus mais diversos portes e segmentos, deve adotar o fluxo de caixa diariamente. O empreendedor apenas poderá saber se seu negócio está financeiramente saudável se mantiver um controle eficaz do fluxo de dinheiro que entra e que sai – e, evidentemente, manterá as contas em dia, ficando livre de credores e juros altíssimos.
Com o Fluxo de Caixa o gestor consegue acompanhar as flutuações das movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar a melhor decisão com o dinheiro da empresa. Diante disso, o empreendedor poderá saber se:
- Vai sobrar ou faltar dinheiro futuramente;
- É possível dar um maior prazo de pagamento aos clientes sem comprometer as atividades operacionais da empresa;
- É preciso negociar um maior prazo com os fornecedores em um determinado período que não terá entrada de recursos em caixa;
- É preciso financiar as atividades através de empréstimos e/ou financiamentos.
Sem um bom Fluxo de Caixa fica muito difícil o empreendedor saber o quanto tem de saldo disponível e o quanto de capital de giro necessita para manter as operações do dia a dia funcionando: para aplicação ou mesmo para eventuais gastos.
Ao elaborar o Fluxo de Caixa, deverão ser registrados todos os recebimentos (vendas à vista ou à prazo, entre outros recebimentos) e todos os pagamentos (compras à vista, pagamentos de despesas, dentre outros pagamentos), tanto aqueles previstos para o dia, para a semana e até para o mês, caso essas compras e pagamentos tenham sido parcelados.
Elaborar um Fluxo de Caixa possibilita ao gestor conhecer a real situação do seu negócio num futuro próximo, podendo tomar medidas preventivas caso as informações representem problemas financeiros, evitando comprometer o bom andamento das atividades.
Importância de um Fluxo de Caixa online
Encontre o professor particular perfeito
Por muito tempo as empresas puderam contar apenas com as planilhas do Excel ou as famosas anotações nos bloquinhos de papel. Tais processos foram úteis, mas atualmente a necessidade de automatizar e integrar os setores da empresa tem exigido que gestores passem a contar com o apoio de um sistema de controle de fluxo de caixa online, uma forma de gerir que possibilita análises mais rápidas e confiáveis sobre as finanças e que possa subsidiar o processo de tomada de decisão.
Além de representar maior segurança quanto as informações – uma vez que o armazenamento é em ‘nuvem’ e os dados não correm o risco de serem extraviados ou por problemas no computador – um software permite um maior controle do fluxo de caixa e uma maior agilidade aos processos diários. Sem dúvida, a automatização do fluxo de caixa trouxe ao dia a dia das empresas uma otimização do tempo durante a execução das atividades, uma maior produtividade e consequentemente, redução de custos.
Se você ainda não está convencido da importância em aderir a um fluxo de caixa online o DNA Financeiro te dá o suporte necessário para aderir a esta ferramenta no seu dia a dia:
- Maior controle das Contas à Pagar e à Receber: o sistema possibilita um maior controle das contas: por data de emissão do vencimento, data do vencimento e pagamento da conta, favorecido e valor. Fantástico, não é? A navegação é rápida e intuitiva, o que possibilita ao usuário uma visão mais organizada entre as contas à pagar, à receber e as transferências entre contas;
- A situação e a condição individual de cada conta: à vencer, atrasadas, recebidas/pagas ou as que vencem no dia;
- Contas bancárias são controladas individualmente, o que permite uma análise individual do crescimento de cada uma;
- É possível registrar as transferências entre bancos ou saques em dinheiro de uma conta bancária.