Gestão de Marketing para o século XXI
Por: Diego D.
28 de Março de 2016

Gestão de Marketing para o século XXI

Administração Marketing Organizações Vendas Produção Gestão Processos Valor Promoção De Vendas Técnicas

Gestão de Marketing para o Século XXI

No Século XXI, o mercado em plena mudança, é preciso estar atento em todas as ferramentas estratégicas para agregar valor à sua marca e não ser comoditizado.

 

Hoje, falarei sobre as mudanças que estão ocorrendo no Marketing.

Com o passar dos períodos evoluímos do marketing transacional para o marketing relacional.

Começamos com um histórico mercadológico, relembrando a Era Industrial, tempos em que a oferta era menor do que a demanda, tudo que se fabricava era vendido sem nenhum esforço, tudo em série e todo o foco era no produto, os empresários montavam suas operações, fabricavam seus produtos e certamente vendiam todas as quantidades fabricadas. Com o passar do tempo, os processos de fabricação evoluíram, o mercado industrial cresceu e tivemos aceleração na produção, o que certamente gerou gargalos de estoques. Nesse momento foi preciso criar mecanismos para estimular a demanda pelos produtos encalhados, chamamos essa parte da história de Era da Promoção de Vendas. Porém, nesse período, é importante ressaltar que não havia a menor preocupação com o consumidor, não se entendia o consumidor como parte do processo, não se enxergava o consumidor como parte fundamental para existência do produto. Em paralelo, o consumidor estava experimentando coisas novas, estava deslumbrado com aquilo que a indústria tinha a oferecer, e como todo bom iniciante, não tinha parâmetros, como uma criança que entra numa confeitaria, aceitava qualquer coisa e tudo estava ótimo.

O consumidor aprendeu rápido e tornou-se mais exigente, começando a escolher dentre as opções de mercado disponíveis, a competição pela preferência do consumidor aumentou e neste momento, os executivos começaram a prestar atenção em diversas coisas que podiam influenciar no sucesso de um produto. Tentavam enxergar as necessidades do consumidor, lançando um olhar de fora pra dentro das organizações. Nesse momento as empresas começaram a entender não só as necessidades, como atender os desejos dos consumidores. Era um tempo de mais competitividade.

O que era competição, atualmente, virou hipercompetição, pois temos consumidores de um lado, escolhendo o que é melhor pra eles, com preferências e com uma necessidade de exclusividade e do outro lado temos produtos e serviços disputando sua atenção.

O que vemos por aí são os profissionais buscando um equilíbrio constante no Mix de Marketing. Por conta de um mercado acirrado, os 4 Ps tomaram proporções incríveis e pra cada um deles é necessário um profundo conhecimento da área, além do uso de inovações e técnicas para minimização de desvios. Atender o consumidor tornou-se uma tarefa para profissionais, amadorismo é penalizado com debandadas do mercado. A tarefa de entender o freguês tornou-se complexa. Fazer propaganda e achar que é marketing é inaceitável, sua empresa falar que sua marca é boa não convence.

É necessário criar mecanismos que permitam o relacionamento com o cliente, recolhimento de dados que possam ajudar a entendê-lo. Atualmente, temos muitos produtos e serviços no mercado, o consumidor não quer tudo isso, ele quer o que agrada e mais nada. Abrir um enorme leque de opções na sua frente só vai atrapalhar no processo de decisão, então, nada melhor do que oferecermos aquilo que sabemos que ele está propenso a consumir. Mas para isso, precisamos estudá-lo para criarmos uma sinergia que nos ajude a torná-lo fiel.

Quando você ouve a necessidade, o desejo, atende ao seu consumidor com excelência e se relaciona com ele de forma bilateral você amadurece como marca e começa a estabelecer um posicionamento na cabeça do consumidor. Nesse ponto, provavelmente a lição de casa sobre 4Ps está sendo feita corretamente. Até uns dias atrás isso parecia o suficiente para a perenidade de seus negócios, mas hoje, num mercado em que tudo se comoditiza rapidamente, qual será o seu diferencial para se manter no mercado?

É preciso gerar valor ao seu produto ou serviço, e isso se dará através de sua marca.
Temos algo que podemos chamar de área complementar ao marketing e que envolve toda e qualquer manifestação da marca, o Branding. Que merece um post específico para o assunto.

Através do Branding é possível criar relacionamentos em diversos níveis de intensidade com o seu público alvo.

Para cada P do Mix de Marketing temos uma aplicação de Branding para tornar o valor da marca maior do que o da concorrência no momento em que os preços, as tecnologias, os benefícios prometidos e as aplicações parecerem todas iguais.

É necessário estar atento às mudanças constantes que ocorrem no mercado, se adaptar ao novo consumidor, às novas plataformas de consumo e recrutar uma equipe de profissionais capazes de analisarem o cenário atual, traçando estratégias de alta performance para que seu serviço ou produto não vire máquina de escrever.

 

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/gestao-de-marketing-para-o-seculo-xxi/63537/

 

R$ 40 / h
Diego D.
Limeira / SP
Diego D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Administração de Empresas Gestão de Marcas Administração de Custos
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Venha aprender Administração, Ciências Contábeis, Marketing
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil