Gestão financeira nas cooperativas
Por: Diego D.
30 de Março de 2016

Gestão financeira nas cooperativas

Administração Gestão Financeira Gestão Problemas Organização Investimentos

Gestão financeira nas cooperativas

Gestão financeira nas cooperativas

Cifrão             A sociedade cooperativa, assim com a sociedade de capital, necessita de recursos financeiros para sobreviver e expandir suas atividades. O maior desafio é superar, em muitos dos casos, sua pouca habilidade em evoluir, transformando-se de uma organização originalmente defensiva em suas estratégias para uma empresa com atuação mais agressiva no mercado, fazendo frente as demais sociedades de capital, empresas privadas e multinacionais.

             É necessário revisar suas estratégias e sua estrutura, adaptando-as à nova realidade competitiva, e em muitos casos, as adaptações deverão ser acompanhadas de novos investimentos e fontes alternativas de capital. É justamente sobre o aspecto das dificuldades de capitalização e financiamento das cooperativas agropecuárias, que pretendo expor.

            Nesse sentido o acesso ao crédito é fundamental para o crescimento das sociedades cooperativas. O fato de se buscar o crédito não significa pouca saúde financeira, mas sim uma ferramenta que apoia (quando bem gestada) as estratégias de crescimento de uma sociedade cooperativa. Nem de longe a busca por dinheiro no mercado é a forma mais barata. Entretanto ela existe e precisa ser usufruída, desde que com prudência.

            Pelo fato de as cooperativas inserirem-se no contexto do regime de mercado em que atuam e se deparam com os mesmos desafios e problemas que afetam a capitalização e o financiamento das sociedades de capital, os recursos financeiros tornam-se indispensáveis para o pleno êxito de suas estratégias.

            Assim existem algumas alternativas de capitalização de uma cooperativa de forma a suprir as suas necessidades financeiras, as quais destacaria:

- Integralização de cotas-parte;

- Capitalização por parte do cooperado de acordo com a sua movimentação;

- Retenção de sobras e criação de novos fundos;

            Esses três fatores, além de serem os recursos financeiros mais baratos em se capitalizar uma cooperativa, é uma obrigação por parte do cooperado (leia-se sócio) fomentar o crescimento da cooperativa ao qual faz parte.

            Quando isso não ocorre, ai sim restam-se as cooperativas de crédito e demais bancos para se buscar recursos… mas ai paga-se o preço do dinheiro.

Produzido e organizado por: Inácio Pereira, economista especialista em gestão e cooperativismo.

R$ 40 / h
Diego D.
Limeira / SP
Diego D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Administração de Custos Planejamento Estratégico e Situacional Administração Financeira
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Venha aprender Administração, Ciências Contábeis, Marketing
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil