"Moneyball": quando as estatísticas fazem a diferença

Administração Estatística Geral Profissional Técnicas Básica
"Moneyball": quando as estatísticas fazem a diferença
Diego D.
em 07 de Abril de 2016
Raniere Ramos

Estatístico Sênior na Unimed SC | Consultoria | Análise Estatística | Mineração de dados | Blogueiro

"Moneyball": quando as estatísticas fazem a diferença

A ideia de mostrar que a Estatística pode ser acessível e interessante a públicos diversificados, continua bem viva na minha cabeça. Então de tempos em tempos, eu falo sobre aplicações de uma forma divertida e agradável. Afinal de contas, nem tudo precisa ser chato.

Como exemplo de aplicações estatísticas, vamos falar sobre o filme Moneyball: o homem que mudou o jogo

"Um filme baseado na história real de Billy Beane, o gerente do time de  Baseball do  Oakland Athletics, em 2002"

Na época, Beane tentou criar um time competitivo para a temporada, usando técnicas “sofisticadas” de estatística, para escolher os melhores jogadores (em cada posição); mesmo contando com a situação financeira desfavorável do time. Em uma visita ao Cleveland Indians, Beane conhece Peter Brand, um jovem recém formado em Economia na Universidade de Yale.

Peter Brand tem ideias inovadoras (para não dizer radicais) de avaliar cada jogador em determinada situação. E esse conhecimento vai de encontro aos métodos tradicionais de escolher jogadores, realizado pelos “olheiros” da equipe por muito anos. Os métodos de Brand não se baseiam na experiência do conselho, e sim, na análise das estatísticas do jogo do time, e de todas as equipes do campeonato. Com essa proposta, o Athletics foi o primeiro time a vencer 20 jogos consecutivos. Um recorde na Liga Americana!

De forma geral, os esportes americanos (e europeus) são grandes consumidores de estatísticas para medir resultados. Mas não é uma estatística básica como as que vemos em uma partida de futebol do campeonato brasileiro: chutes a gol, escanteios, laterais, cabeçadas, cartões amarelos. Estes números pouco importam.

A estatística aplicada aos esportes no “Hemisfério Norte” do globo é muito mais robusta. Ela não analisa apenas os dados “básicos” de uma partida. Ela analisa uma “coletânea” de números de todos os jogos da temporada atual e das anteriores. A partir daí, começam a contar uma história, onde “as Estatísticas fazem a diferença!"

Mais do que decisões estratégicas, baseadas em números, os times podem decidir desde como jogar; até qual profissional é melhor para aquela posição ou partida. Podem decidir comprar ou vender um jogador nas condições mais favoráveis possíveis.

Resumindo: a aplicação de técnicas estatísticas e os seus resultados passam a fazer diferença dentro e fora de campo.

Recomendo “fortemente” o filme. É uma história muito interessante e baseada em fatos reais. Alugue (em uma locadora), assista pelo NETFLIX, compre o DVD; whatever. Dê um jeito!

P.S: E se você quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, pode ler o livro de Michael Lewis:Moneyball – o homem que mudou o jogo.

Limeira / SP
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Meio Ambiente - Administração Administração de Custos Qualidade - Administração Administração Financeira Cálculo para Administração de Empresas Gestão da Qualidade e Produtividade Logística - Administração
Graduado em Administração de Empresas - ênfase em Gestão de Negócios Pós-Graduado em MBA Gestão de Marketing em Negócios Pós-Graduado em MBA Executivo Empresarial em Administração, Finanças e Negócios Pós-Graduado em MBA Gestão da Produção na Construção Civil
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Diego D. Whatsapp do professor Diego D. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil