O beijo de Deus e o mundo corporativo
Por: Diego D.
27 de Março de 2016

O beijo de Deus e o mundo corporativo

Administração Relações Internacionais Ética Curso

O beijo de Deus e o mundo corporativo

Devemos às religiões abraâmicas a percepção de que uma vida realmente digna de ser vivida termina com esse beijo misericordioso de Deus.

 

Foi o místico judeu, criador do hassidismo, Baal Shem Tov, quem popularizou o bordão segundo o qual quem morre dormindo, em paz, sem culpas morais nem sofrimentos físicos, recebe em seu último suspiro o beijo de Deus. Devemos às religiões abraâmicas a percepção de que uma boa vida, uma vida realmente digna de ser vivida, termina com esse beijo misericordioso de Deus. Nesse ethos religioso, todo o nosso caminho existencial, todas as nossas preocupações e angústias cotidianas, todas as nossas batalhas, teriam como finalidade precípua uma morte serena e tranquila.

A vida que valeria a pena ser vivida, seria urdida, como num mosaico polifônico, por aqueles homens piedosos e sábios capazes de estabelecer uma relação de causa e efeito entre a conduta humana que espelharia a ética da vontade divina e um descanso existencial abençoado.

Entretanto, essa relação lógica em nada dependeria dos voláteis e instáveis desejos e vontade humanas (tão ao gosto de um certo humanisno pós moderno), ao contrário, ela seria pura gratuidade do ser transcendental. Tratar-se-ia da oculta lógica de Deus, não da tagarela e niilista racionalidade humana.

Espiritualidade para esse universo abraâmico seria a presença misteriosa e por vezes escondida (abscônditos) do transcendente atuando na vida humana através de breves fulgurações, feixes de luzes opacas e cálidas, iluminando a existência das criaturas para que elas recebessem, no final da peregrinação, o beijo de Deus. A realidade concreta do mundo estaria imanentizada por essas aparições misteriosas, pelas centelhas divinas e caberia ao homem sábio elevá-las à sua original morada sagrada.

Em outras palavras, as sombras do mundo esconderiam, na aparente fragmentação da realidade, uma luz totalizante que, no aqui e agora de cada evento, mostraria que o mundo profano não é outra coisa que o reflexo do criador.

 

Leia a matéria completa assinando a Revista da ESPM.

 

 Eduardo Oyakawa 

Professor de Sociologia da Religião no curso de Relações Internacionais da ESPM. Estudou mística judaica  e romantismo alemão na Kaufmännische Schulen d. Universitätsstadt Marburg.

 

http://revistadaespm.espm.br/?p=300

 

 

R$ 40 / h
Diego D.
Limeira / SP
Diego D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Administração de Custos Planejamento Estratégico e Situacional Administração Financeira
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Venha aprender Administração, Ciências Contábeis, Marketing
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil