Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos
Por: Diego D.
13 de Abril de 2016

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Economia

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Com a ascensão do capitalismo, as diferenças de ordem econômica entre os países foram se tornando cada vez mais acentuadas. Para expressar essa disparidade, foram criados os termos desenvolvido e subdesenvolvido.

O termo subdesenvolvimento passou a ser amplamente utilizado a partir da Segunda Guerra Mundial, sugerindo “atraso” em relação a países “avançados”. Segundo Chames Betteleim, o termo indica muito mais “explorados, dominados e de economia dependente do que atrasados”.

Historicamente, sempre houve diferenças entre os países, alguns dos quais classificados como potências num momento, noutro, tornarem-se países dominados. Exemplos: Grécia e Roma (Mundo Antigo); Portugal e Espanha (capitalismo comercial); Inglaterra e França (neocolonialismo).

A exploração de um país por outro é a característica dominante do subdesenvolvimento, embora haja uma interdependência (evidentemente desigual) entre os países ricos e pobres do sistema capitalista.

Mapa de Países Desenvolvidos

 

Durante o capitalismo industrial, a metrópole era o centro produtor que recebia matéria-prima da colônia (consumidora), a quem devolvia os produtos já industrializados.

No início do século XX, os países desenvolvidos (monopolizadores e financeiros) emprestavam capital e vendiam equipamentos de infra-estrutura moderna para os países subdesenvolvidos (geralmente ex-colônias), intensificando a sua dependência econômica e forçando-os a aumentar suas exportações para pagar suas importações.

 

Depois da Segunda Guerra Mundial, os países desenvolvidos tornaram-se o centro do universo econômico capitalista e passaram a vender tecnologia, bens de produção e capital aos países periféricos (países subdesenvolvidos, onde as empresas transnacionais foram instaladas). Estes têm de exportar, cada vez mais, para os países centrais a fim de tentar amortizar as dívidas crescentes, embora também exportem produtos industrializados para os países mais periféricos, ainda sem industrialização expressiva.

Especialmente depois de 1970, o endividamento externo tem sido a maior característica do Terceiro Mundo.

Suas causas:

  • deteriorização dos preços de produtos primários no mercado internacional (menos petróleo);
  • elevação dos preços de maquinofaturados e de tecnologia importada;
  • déficit orçamentário do governo norte-americano (elevação da taxa de juros e inflação).

Países Desenvolvidos ou Centrais

Tiveram seu processo de desenvolvimento industrial nos séculos XVIII, XIX e início do XX (EUA, Europa Ocidental, Japão, Canadá, Austrália e Nova Zelândia). A organização de seu espaço interno se deu de dentro para fora, em favor de seus interesses.

Observação

Os órgãos econômicos internacionais, como FMI, Banco Mundial, OMC etc., são controlados pelos países desenvolvidos.

Países Subdesenvolvidos ou Periféricos

Tiveram seu desenvolvimento ditado pelas metrópoles coloniais ou neocoloniais (América Latina, Ásia e África). A organização de seu espaço interno ocorreu de fora para dentro, satisfazendo as economias externas.

 

http://www.coladaweb.com/geografia/paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos

 

R$ 40 / h
Diego D.
Limeira / SP
Diego D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Venha aprender Administração, Ciências Contábeis, Marketing
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil