Quem decora, sai da escola, mas e daí?
em 07 de Setembro de 2015
Antes de começar este artigo, devo confessar que queria colocar o título como "Odeio exatas". Porém, após poucos 6 anos lecionando, percebi que a dificuldade não é na física, não é na química(mesmo que ainda há problemas para absorver), mas sim na matemática.
Mas, como assim?
A Matemática é a base das duas outras exatas. Se você não aprende matemática, você terá grandes dificuldades em física e química.
Mas por que tanta gente tem tanta dificuldade em Matemática?
Primeira coisa que você tem que entender é que a matemática está na base de tudo, e justamente por isso, digamos que a base é difícil de enxergar. Por exemplo, sem Matemática, você não estaria lendo este artigo. Os computadores funcionam de acordo com a Álgebra Booleana. Algumas escolas vêm abordando raciocínio lógico e isso cai em muitos concursos, justamente porque uma matéria tão simples, é base para muita coisa.
Então, a dificuldade é enxergar além da base. Obviamente você nunca irá pedir pão na padaria de acordo com o teorema de Bháskara ou Pitágoras, caso contrário qualquer um lhe consideraria um louco. Porém, a padaria foi construída em cima de vários princípios matemáticos, o pão que você comprou está na temperatura correta para sair macio(ou não), a massa do pão seguiu uma mistura pré-determinada de ingredientes que se não fosse daquele jeito, poderia estragar toda a massa.
Mas qual a conclusão deste pequeno artigo?
Ao estudar Matemática é importante ler teoria e, mais ainda, fazer exercícios. Porém, antes destes dois, pesquise sobre o assunto que você vai estudar, se aprofunde mais na história matemática em cima dele(por que alguém pensou naquilo? qual era a utilidade na época? e hoje, alguma coisa usa isto?). Eu tenho ABSOLUTA certeza que nada foi feito a toa na Matemática, tudo tem uma aplicação. Ver essa aplicação faz você se apaixonar pelo conteúdo e abrir seu cérebro pra esse novo mundo.
Um grande abraço e qualquer dúvida estou a disposição!
Edson F. A. Júnior
Obs.: Indicação de leitura pra quem está tentando aprender Probabilidade: O Andar do Bêbado-Leonard Mlodinow