A Fisiologia estuda os mecanismos de funcionamento dos sistemas biológicos, exigindo do aluno não apenas memorização, mas também a capacidade de aplicar conceitos em situações clínicas. Contudo, esta disciplina é frequentemente citada como uma das mais difíceis nos cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Esta dificuldade pode impactar o desempenho acadêmico e a motivação dos alunos. Assim, identificar os fatores que contribuem para essa barreira é essencial para melhorar o ensino da Fisiologia.
Os conceitos de Fisiologia envolvem processos dinâmicos e integrativos, como regulação homeostática e comunicação celular, que são desafiadores para os estudantes. A necessidade de compreensão de múltiplos sistemas em interação simultânea gera uma sobrecarga cognitiva.
Muitos alunos ingressam na disciplina sem uma compreensão sólida em áreas fundamentais, como Bioquímica, Anatomia e Biologia Celular. A carência de pré-requisitos compromete a assimilação dos conceitos mais avançados.
Métodos tradicionais de ensino, como aulas expositivas e leitura de livros-texto, podem não engajar os alunos de forma eficaz. A ausência de abordagens ativas limita o desenvolvimento da capacidade crítica e da aplicação prática do conhecimento.
Ansiedade, falta de confiança e baixa motivação são comuns em disciplinas consideradas difíceis. A percepção de que a Fisiologia é uma disciplina árida e teórica também contribui para a desmotivação.
Métodos como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e discussões em grupo ajudam os alunos a desenvolver habilidades críticas e aplicam os conceitos fisiológicos em contextos práticos.
Recursos digitais, como simuladores e aplicativos interativos, facilitam a compreensão dos processos fisiológicos em tempo real, aumentando a motivação e o envolvimento dos estudantes.
Promover a integração da Fisiologia com outras disciplinas, como Anatomia e Patologia, ajuda o aluno a ver a aplicação prática dos conceitos e a compreender melhor as interconexões dos sistemas biológicos.
É evidente que as dificuldades dos alunos com a Fisiologia não se devem apenas à complexidade dos conteúdos, mas também à forma como o ensino é conduzido. A adoção de estratégias pedagógicas inovadoras pode transformar a experiência dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa. A formação de professores e a disponibilização de recursos educacionais atualizados são essenciais para essa mudança.
A Fisiologia é uma disciplina fundamental, mas desafiadora, que exige estratégias didáticas inovadoras e apoio contínuo ao aluno. A integração de metodologias ativas, tecnologias educacionais e suporte pedagógico pode melhorar o desempenho acadêmico e contribuir para a formação de profissionais de saúde mais capacitados.
Dr. Eduardo Alves - Universidade federal de São Paulo - Departamento de Fisiologia