Análise de Investimentos - Qual o melhor método? TIR ou VPL?
Estéfano Barioni
em 01 de Março de 2015

A análise de um projeto de investimento pode ser realizada a partir de vários métodos. Os dois principais métodos são a análise da TIR (Taxa Interna de Retorno) e análise do VPL (Valor Presente Líquido). Mas qual é o melhor deles?

O método da TIR consiste em encontrar a taxa de juros que torna os fluxos de caixa do projeto equivalentes. Ou seja, os fluxos de caixa positivos gerados pelo projeto seriam equivalentes ao investimento e necessidades de capital exigidas por este mesmo projeto, quando todas as entradas e saídas estejam submetidas a essa mesma taxa de juros, a Taxa Interna de Retorno. Desse modo, investir no projeto seria equivalente a investir em outra aplicação, com mesmo nível de risco, que lhe rendesse uma taxa de juros igual à TIR. Se a TIR encontrada é maior do que as outras opções de investimento, então o projeto é atrativo. A grande vantagem do método é encontrar uma taxa de juros que torne possível comparar o projeto de investimento sob análise com outras alternativas cuja taxa de remuneração já é conhecida.

Porém, é necessário um cuidado na análise dos resultados da TIR. Isso ocorre pois o método considera que todos os fluxos de retorno podem ser aplicados a uma taxa de juros igual à TIR, o que nem sempre poderá ser conseguido. Imagine um projeto que precise de um investimento de $ 100.000,00 no ano 0 (zero) e que gere fluxos de caixa uniformes de R$ 50.000,00 durante os cinco anos de sua operação. Calculando a TIR, iremos obter uma taxa de 41% ao ano. Porém, para termos de fato essa rentabilidade ao final dos cinco anos, teríamos que ter a possibilidade de reaplicar cada um dos retornos intermediários (retorno do ano 1, ano 2, ano 3 e ano 4) em um outro investimento que também remunere a essa mesma taxa de 41% ao ano. Difícil de acontecer, não é? Portanto, na realidade, ao final do projeto teríamos uma taxa de rentabilidade do investimento diferente (menor) da TIR calculada no início. 

O método do VPL é considerado um método mais robusto de análise, e consiste na atualização de todos os fluxos de caixa do projeto a valor presente, submetidos a uma taxa de desconto arbitrada. Essa taxa de desconto, normalmente chamada de Taxa Mínima de Atratividade (TMA), é obtida a partir da soma da melhor alternativa de retorno livre de risco (um título público de renda fixa, por exemplo) e de um prêmio de risco (pois todo empreendimento tem um risco, ou seja, os fluxos de caixa projetados podem não se verificar na realidade). A escolha adequada da taxa para descontar o fluxo de caixa é um passo fundamental para a correção do método do VPL e é neste passo que se encontra a sua robustez. Com uma TMA adequada, se o valor presente líquido for positivo (VPL > 0), o projeto é atrativo. Por outro lado, se o valor presente líquido do projeto for negativo (VPL < 0), então o projeto não possui atratividade.

Resumindo, o método da TIR requer alguns cuidados na sua interpretação, mas é válido por resultar em um número que pode ser facilmente comparado com outras rentabilidades. Já o método do VPL é mais robusto e mais indicado para se analisar a viabilidade intrínseca do projeto.

É isso!

Abraços,

Estéfano

 

Paulínia / SP

2 avaliações
Especialização: Leading Change in Turbulent Times (OHIO University)
Professor formado em engenharia mecânica pela Unicamp, com MBA em gerenciamento de projetos pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, atuando no mercado de engenharia e também como professor titular das turmas de engenharia da FACP - Faculdade de Paulínia. Aulas particulares de para alunos de engenharia, cobrindo diversas disciplinas (cálculo, estatística, economia para engenharia, engenharia econômica, termodinâmica, transferência de calor, sistemas fluidotérmicos, etc, etc, etc.) e também lecionando ...
Matemática Financeira para Ensino Médio, Matemática Financeira no Ensino Fundamental, Matemática Financeira no Vestibular, Matemática Financeira no Curso Superior, Matemática Financeira Profissional, Matemática Financeira para Concurso, Matemática Financeira para Concurso Público
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil