5 dicas para comprar o arco ideal.
Por: Eudismar S.
03 de Setembro de 2020

5 dicas para comprar o arco ideal.

5 dicas para comprar o arco ideal.

Violino Música erudita Teoria musical Iniciação Musical Leitura de partitura Avançado Básico Ensino Fundamental Iniciação ao violino Iniciante Prática em Violinio Intermediário Geral Vestibular Música popular Musicalização Infantil História e Prática Iniciação ao Violão Violino intermediário evangelicos Profissional Ensino Médio Aulas de música para todas as idades Violino Música Harmonia Ensino Infantil Curso superior Concurso

Uma grande dúvida entre os violinista é como comprar um bom arco para seu violino. Afinal existem diversos modelos e marcas disponíveis no mercado, e comprar um arco de violino que não seja adequado pode prejudicar muito seu desenvolvimento no instrumento.  E pensando nisso, o Planeta Música traz essa matéria exclusiva que irá ajudar desde o principiante até um violinista mais veterano a tomar a decisão correta sobre qual arco deve comprar. 

1 – Compre em uma loja especializada

Existem lojas especializadas em instrumentos clássicos, e lá você encontrará uma infinidade de arcos e poderá testa-los na hora, o quê é de extrema importância. Além de poder contar com a ajuda de um vendedor que entenda do assunto e poderá mostrar diversos arcos de acorda com seu estilo de tocar.

2 – Leve em consideração o material do arco.
Existem diversos materiais nos quais os arcos podem ser confeccionados, mas o melhor deles com certeza é a madeira. Normalmente os arcos de madeira são construídos ou de Pau-Brasil ou de uma madeira chamada Pernambuco. O Pau-Brasil é utilizado em arcos mais baratos e para iniciantes, e é uma ótima escolha pois o preço é mais acessível e possui uma grande durabilidade. Já os arcos de Pernambuco são de maior qualidade e preço mais elevado.
Outros materiais utilizados na construção de arcos são a fibra de vidro e a fibra de carbono, ambos são materiais muito duráveis e de preços e qualidades diversificadas.

3 – Teste vários arcos diferentes.
Não esqueça de levar seu violino na hora de compara um arco!
A qualidade sonora deve vir acima de tudo! Peça ao vendedor para testar algumas variedades de arco em seu violino afim de comparar os sons. Busque por um arco que melhore o som do instrumento e que você se sinta confortável a segura-lo.

4 – Examine o arco antes de compra-lo.
– Procure um arco forte! Coloque força na hora de testa-lo e observe se ele não dobra nem muito para direita e nem para a esquerda. O cabelo do arco não deve sair de sua posição.
– Seu arco deve ser reto! Arcos de violino tem de ser perfeitamente retos de ponta a ponta quando colocado em uma superfície plana.
– Teste a resposta do arco. Toque em diferentes dinâmicas e observe se ele salta ou oscila nas cordas.
– Sinta bem o peso do arco, um bom arco não deve ser nem muito leve e nem muito pesado.
A qualidade do som pode ser afetada por todos esses aspectos, por exemplo, um arco muito mole não terá uma boa definição e nem uma clareza, enquanto um arco mais dura terá um som mais claro. O segredo é sempre buscar um som que agrade seu ouvido.

5 – Garantia!
Compre um arco que possua garantias, assim você se previne de passar por susto e perder dinheiro.

R$ 70 / h
Eudismar S.
Valparaíso de Goiás / GO
Eudismar S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Violino Nível Vestibular Violino para Concurso Violino - improvisação muiscal
MBA: Gestão da Produção (Anhanguera)
Dou aulas para você, quer iniciar e não sabe como? Me procure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil