As madeiras da orquestra são instrumentos de sopro com embocadura ou corpo em madeira, com um timbre suave, a flauta transversal é o unico instrumento com 0 corpo em metal que faz parte desta familia, devido ao seu timbre. Os instrumentos deste grupo são. a flauta, 0 oboé, 0 clarinete e o fagote.
A flauta é de metal com tubo aberto, chamada de flauta transversal, dotada de orifícios obturados que determina o comprimento da coluna de ar posta em vibração pelos lábios do executante, a flauta não utiliza palheta. Da mesma família da flauta, temos 0 flautim ou piccolo, com som mais agudo, A palheta é um pedaço de cana que o instrumentista coloca na embocadura do seu instrumento. O musico sopra no instrumento, a palheta vibra e o som é produzido. 0 oboé é feito de madeira com palheta dupla, e timbre semelhante ao clarinete, mas levemente nasal, da mesma família só que maior e com som mais grave é o corne inglês.
O oboé é 0 responsável pela afinação da orquestra. Antes do concerto o oboista toca a nota Lá e todos os músicos afinam de acordo com o Lá do oboé.
O clarinete é feito de madeira ou metal de tuba cilíndrico e dotado de palheta simples, da mesma familia do clarinete temos o clarinete menor e mais agudo, chamado requinta, e outro maior e mais grave, o clarone ou clarinete baixo.
O fagote é feito de madeira com tubo cônico, longo e dobrado, de palheia dupla e som grave, do corpo do instrumento sal um “s”de metal, onde esta a palheta, da mesma família do fagote com som mais grave e maior, temos o contrafagote. Um instrumento pouco utilizado na orquestra, é o saxofone, possui palheta, embora de metal, pertence ao grupo das madeiras.