Como encontrar as notas do violino no espelho.
Por: Eudismar S.
03 de Setembro de 2020

Como encontrar as notas do violino no espelho.

Como encontrar as notas do violino no espelho.

Violino Iniciação ao violino Básico Ensino Fundamental Geral Vestibular Iniciação Musical Leitura de partitura Avançado Música erudita Iniciante Prática em Violinio Intermediário Teoria musical Música popular Musicalização Infantil História e Prática Violino intermediário evangelicos Iniciação ao Violão Ensino Médio Aulas de música para todas as idades Violino Música Profissional Harmonia Ensino Infantil Curso superior Concurso

Um dos assuntos mais delicados no início dos estudos com o violino é saber onde encontrar todas as notas do violino no braço do instrumento. Diferente dos instrumentos que possuem o espelho dividido em casas por trastes, o violino precisa de prática para alcançar uma percepção apurada e acertar as notas com precisão.

Por isso, nessa matéria vamos dar algumas dicas de como criar marcações no seu violino, que serão suas guias para encontrar todas as notas ao estudar sem criar vícios errados durante seu desenvolvimento no instrumento.

 

Cordas Soltas

O primeiro passo desse processo é saber as notas que as cordas soltas do seu violino devem soar, que são da mais grave para a mais aguda: G (Sol), D (Ré), A (Lá) e E (Mi). Como pode ser visto na imagem abaixo:

 

nome das cordas do violino

Fazer as Marcações

Agora que seu violino já está afinado nas notas certas, vamos fazer as primeiras marcações. Para isso, vamos precisar apenas de alguns pedacinhos de fita crepe e um afinador.

Para fazer a primeira marca, conte dois dedos a partir da pestana e fixe a fita. Usando a corda Lá como base, a fita deve ficar no exato ponto onde você aperta a corda contra o braço do violino e a nota que deve aparecer no seu afinador é o B (Si).

Deslize o dedo um pouco para frente, um pouco para trás, até a nota do afinador ficar exata. E aí sim, fixe a marca.

A segunda marca você deve posicionar três dedos à frente da primeira marca, e a nota que deve estar soando na corda A (Lá) é a nota D (Ré).

A terceira marca deve estar a dois dedos da segunda marca, e na corda Lá, deve soar a nota E (Mi).

Para facilitar o entendimento. Vamos assistir ao professor Caio Filipe explicando como fazer as marcações no braço do violino numa aula extraída do curso “Fundamentos do Violino”. Clique aqui para conhecer o curso

 

 

 

Nos players interativos do Planeta Música, os alunos podem estudar usando uma tecnologia onde as notas das músicas e exercícios do professor aparecem aplicados ao braço do violino.

Os players tem uma marcação a mais, entre a primeira e a segunda marca que o professor fez, e fica a dois dedos aproximadamente a partir da primeira marca. e na corda A (lá) deve soar a nota C# (dó sustenido). Veja como ficam as notas encima de todas as marcações que fizemos até aqui:

Notas players interativos - Planeta Música

Agora sim podemos encontrar todas as notas do violino.

Sabendo quais são as notas que estão encima das suas marcações, você pode agora perceber que que entre a pestana e a primeira marcação você encontrará uma nota em cada corda, entre a primeira e a segunda marcação, mais uma nota e entre a terceira e a quarta, terá outra.

Seguindo a tabela cromática musical, vamos completar esses espaços com as notas. Assim você terá o seguinte cenário, já com todas as notas do violino:

Esse é um ótimo início para os seus estudos no violino, a partir daqui, um novo horizonte de possibilidades se abre pra você. Confira nossas matérias e conteúdos de violino e aprimore seus conhecimentos musicais. 

R$ 70 / h
Eudismar S.
Valparaíso de Goiás / GO
Eudismar S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Violino - Leitura de partitura Violino - Aula para crianças Violino - Musicalização Infantil
MBA: Gestão da Produção (Anhanguera)
Dou aulas para você, quer iniciar e não sabe como? Me procure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil