Como segurar o violino e o arco?
Por: Eudismar S.
03 de Setembro de 2020

Como segurar o violino e o arco?

Como segurar o violino e o arco?

Violino Iniciação ao violino Iniciação Musical Leitura de partitura Avançado Iniciante Prática em Violinio Intermediário Teoria musical Música popular Música erudita Básico Ensino Fundamental Geral Vestibular Violino intermediário Ensino Médio Aulas de música para todas as idades História e Prática Iniciação ao Violão Violino evangelicos Música Curso superior Musicalização Infantil Profissional Harmonia Ensino Infantil Concurso

Nessa matéria vamos te explicar tudo sobre como segurar o violino, as posições das mãos, a postura do corpo em pé e sentado, como apoiar o instrumento no seu corpo entre outros detalhes que te ajudarão na hora estudar e tocar violino.

É muito importante que você saiba como segurar o violino corretamente para evitar vícios de postura que podem te atrapalhar futuramente, e até mesmo se tornarem irreversíveis. Confira nossas dicas e saiba como evitar esse problema.

Se você quer conhecer as partes do violino, ou saber qual tamanho ideal de violino para você, e só clicar nos links das palavras.

Apoiando o violino

O apoio do violino no nosso corpo deve ficar entre a parte posterior do ombro e a clavícula. É importante que o instrumento não fique nem muito para trás ou para frente, para que você consiga apoiar o queixo corretamente na queixeira.

Muitas pessoas que estão começando tem o costume de apoiar o queixo no standard do violino, para sentir o instrumento mais firme e apoiado no corpo. Porém, esse é um grande erro que pode desenvolver um vício de postura muito difícil de corrigir futuramente, e que pode dificultar a execução de algumas técnicas.

Portanto, é importante que você procure apoiar o violino em um espaço confortável entre o ombro e a clavívula, para que seu queixo segure com firmeza o violino e que ele fique sempre apontado para gente, nunca para baixo ou para cima. Com tempo e prática, você será capaz de manter o violino nessa posição sem usar as mãos.

Como segurar o violino - Caio Filipe Planeta Música

É sempre bom lembrar que o instrumento deve se adaptar ao seu corpo, e nunca o contrário. Caso você esteja tentando adaptar seu corpo ao instrumento, é provável que você gere tensão em algum músculo ou osso, o que poderá acarretar dores e problemas mais sérios no futuro. Lembre-se: dor não é normal! Se estiver passando por isso ao segurar o violino, deixe seu comentário no final da matéria e te ajudaremos da melhor forma possível.

Pontos de contato

Após apoiar corretamente o violino no seu corpo, vamos conhecer os pontos de contato das mãos no instrumento. O primeiro ponto de contato está na mão que segura o braço do violino, ou seja, a mão que aperta as cordas para executar as notas.

Assim como em outros instrumentos de corda, o polegar deve ficar atrás do braço do violino, enquanto o primeiro osso do indicador da mesma mão irá servir de apoio para o instrumento.

Uma dificuldade bem comum entre iniciantes está em tentar apoiar o violino com a mão levemente dobrada, como fazemos no violão ou guitarra. Não faça isso! Ao dobrar a mão para apoiar o instrumento, você estará dificultando a digitação das notas e consequentemente atrasando sua evolução musical.

O punho deve estar sempre reto, sem nenhuma inclinação para trás ou para frente.

Tocando em pé

Para quem está começando é recomendável que comece a praticar sempre em pé, para que se acostume com a postura e aprenda a segurar o violino desde os primeiros treinos e notas.

Após posicionar o violino entre o ombro e clavícula, e apoiar a mão no braço do violino conforme explicamos anteriormente, tente traçar uma linha imaginária que começa no nariz, passa pelas cordas do violino e esteja alinha com o cotovelo e sua perna de apoio.

Como segurar o violino - linha imaginária - Caio Filipe Planeta Música

Lembre-se de sempre deixar a coluna ereta para facilitar o apoio do instrumento, e que você consiga traçar essa linha imaginária sem maiores dificuldades.

Tocando sentado

Após praticar bastante e tocar em pé tranquilamente, tente segurar o violino para tocar sentado. E o princípio é basicamente o mesmo: tente imaginar uma linha que passa pelo nariz, cordas, cotovelo e perna, e se orientar por essa linha mantendo a postura da coluna sempre reta.

Como segura o arco

Para começar, coloque a ponta do dedo médio dentro da curva forma nas extremidade do arco, aquele espaço entre a madeira e a crina ou fios de nylon. Com o dedo polegar, você irá fechar um pequeno círculo formado por esses dois dedos, de forma a segurar o arco com firmeza.

Após estabilizado nessa postura, posicione o dedo indicador no arco encostando a terceira falange do dedo na madeira. Os outros dedos seguem a postura da mão ao serem apoiados levemente no arco, fazendo com que sua mão fique em uma posição angulada em relação ao arco.

Ao segurar o arco, é importante que você não faça tensão com o punho ou ombro, para evitar dores e lesões futuras. O dedo mínimo, o popular dedo “mindinho”, serve para controlar a inclinação do arco, e você pode praticar para controlar a força desse pequeno dedo. Mas lembre-se de não exagerar no treino, pois isso pode trazer sérias consequências para seu aprendizado e seu corpo.

Como segurar o violino - dedo mindinho - Planeta Música

Curtiu? Ficou alguma dúvida sobre segurar o violino? Deixe nos comentários que responderemos o mais breve possível. E continue por dentro de tudo que acontece aqui no blog para ampliar seus conhecimentos musicais. 

R$ 70 / h
Eudismar S.
Valparaíso de Goiás / GO
Eudismar S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Violino - Música Violino - evangelicos Violino Avançado
MBA: Gestão da Produção (Anhanguera)
Dou aulas para você, quer iniciar e não sabe como? Me procure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil