CORDAS PARA VIOLINO, COMO ESCOLHER?
Por: Eudismar S.
03 de Setembro de 2020

CORDAS PARA VIOLINO, COMO ESCOLHER?

CORDAS PARA VIOLINO, COMO ESCOLHER?

Violino Música erudita Teoria musical Iniciação Musical Leitura de partitura Iniciação ao violino Iniciante Prática em Violinio Vestibular Música popular Intermediário Avançado Básico Ensino Fundamental Geral Musicalização Infantil História e Prática Iniciação ao Violão Violino intermediário evangelicos Profissional Ensino Médio Aulas de música para todas as idades Violino Música Harmonia Ensino Infantil Curso superior Concurso

Quais as cordas certas para seu violino?

Não há uma resposta correta que sirva pra todos. Cada violino reage diferentemente.
Um tipo soa maravilhosamente em um instrumento e estridente, falho ou muito claro em outro violino. Cada instrumento é diferente e único, e a necessidade individual do violinista é importante. Por exemplo, tipo de corda para violino pode não ser o mais indicado para o estilo Bluegrass e ainda assim funcionar muito bem num violino elétrico . Elas variam em qualidade de material, durabilidade, timbre, intensidade e velocidade de resposta ao toque. Cada instrumento é único e cada violinista é único.
 
Abaixo, seguem três tipos básicos:
 

Tripa de Carneiro

Sim, por séculos, todas as cordas eram feitas de tripa de carneiro.  No século XVI as  mais graves (que eram mais finas) eram enroladas com fios de prata para aumentar a massa. Hoje elas passam por outros tratamentos modernos que levam adição de mais substâncias e materiais.
 
De acordo com a String Maker Damian Dlugolecki, “O fio de prata ou cobre é muito mais pesado que a tripa, aplicando uma, duas ou três voltas deste fio revestindo a tripa, você cria uma corda com a mesma tensão e o mesmo timbre com diâmetro consideravelmente maior”.
 
Este tipo é conhecido por ter um som quente e rico em harmônicos. Elas tendem a demorar mais a responder quando tangidas se comparadas às sintéticas, e uma vez tangidas geralmente são estáveis, mas podem reagir a mudanças das condições climáticas e geralmente solicitam mais afinação.

Núcleo Sintético

É de longe o tipo mais popular, pois são mais estáveis que as de tripa, tendo muita cor tonal como as de tripa, em geral. As de tripa (naturais) são vistas como tendo o melhor tom, mas precisam ser afinadas com maior freqüência e reagem a mudanças de tempo (clima). As sintéticas foram inventadas no inicio dos anos 70, quando Thomastik-infeld começou a produzir as revolucionárias Dominant´s, feitas com nylon perlon. Desde então, fabricantes têm criado várias marcas de núcleo sintético usando outros nylons de alta tecnologia e materiais compostos.

Aço

Logo, as de aço tornaram-se mais populares que as de tripa entre músicos de gêneros musicais populares. Feitas de núcleo de aço têm um som direto, claro e com poucos harmônicos, ao contrário das revestidas que possuem harmônicos mais interessantes.
São muito mais estáveis e duram mais. Possuem também som muito brilhante e é comum serem utilizadas nos instrumentos de entrada (entry-level) ou iniciantes.
 

Níveis de dureza

Muitos modelos estão disponíveis em diferentes espessuras e dureza. Com uma mais espessa, você conseguirá mais volume e melhor ajuste na afinação. Com uma  fina, você terá um som mais brilhante com menor aplicação de força.
Curiosidade

Pensando em uma nova opção para esse material, o cientista japonês Shigeyoshi Osaki, da Universidade Nara de Medicina, criou cordas de violino a partir da teia produzida por aranhas criadas em cativeiro.

R$ 70 / h
Eudismar S.
Valparaíso de Goiás / GO
Eudismar S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Violino - pratica de conjunto Violino Geral Violino - Violino
MBA: Gestão da Produção (Anhanguera)
Dou aulas para você, quer iniciar e não sabe como? Me procure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil