O que é um método de violino? Conheça.
Por: Eudismar S.
03 de Setembro de 2020

O que é um método de violino? Conheça.

O que é um método de violino? Conheça.

Violino Iniciação ao violino Iniciação Musical Leitura de partitura Avançado Iniciante Prática em Violinio Ensino Fundamental Intermediário Teoria musical Música erudita Básico Geral Vestibular Música popular Musicalização Infantil História e Prática Iniciação ao Violão Violino intermediário evangelicos Profissional Ensino Médio Aulas de música para todas as idades Violino Música Harmonia Ensino Infantil Curso superior Concurso

Uma dúvida muito frequente entre os violinistas é qual método para violino seguir durante o aprendizado. Pensando nisso, nós abordaremos nesta matéria os principais métodos, suas diferenças e particularidades para tentar auxilia-lo na escolha do seu método de violino.

O que é um método para violino?

Primeiro vamos descobrir o significado da palavra método, que segundo o dicionário da língua portuguesa é “Técnica, modo usado para realizar alguma coisa; Reunião dos meios através dos quais é possível alcançar um objetivo”. Seguindo está lógica, um método para violino é um caminho construído com o objetivo de ensinar violino passo a passo.

Método SUZUKI

Vamos começar falando do método mais famoso e mais utilizado em todo o mundo atualmente, o método de violino Suzuki. Este é um método voltado para iniciantes que consiste em dez livros, nos quais são propostas evoluções progressivas das técnicas aplicadas a exercícios e músicas.

Uma característica muito forte do método Suzuki é o desenvolvimento da percepção musical do aluno, pois o ensino de teoria musical vem após as primeiras músicas do método, que são aprendidas “de ouvido”. As primeiras canções do método Suzuki são cânticos infantis, por isso é um método muito utilizado em crianças.

Método Schmoll ou Método CCB

Este método de violino é muito popular no Brasil, pois é utilizado no ensino do violino em igrejas por todo o país, sendo utilizado principalmente pela congregação cristã do Brasil.

A grande vantagem deste método é o fato de ele ser facilmente encontrado em português, além de possuir dicas de preservação e afinação do instrumento, assuntos que não são abordados em métodos mais tradicionais.

Outro ponto que podemos destacar desse método é o fato de ele ser muito intuitivo, possuindo figuras e textos que ajudam no aprendizado sem um professor. 

Método Maia Bang

Este método não é tão conhecido quanto os anteriores, porém é um método completo baseado em sete livros que vai desde o nível iniciante ao avançado.

Este método de violino é baseado em estudos de escalas, canções e exercícios de arco, que vão evoluindo de dificuldade conforme o aprendizado progride. O ensino se inicia com exercícios de cordas soltas e vai progredindo ao longo da extensão das posições, da primeira até a sétima. Um pré-requisito para este método é saber ler partituras.

Método Laoureux

Este método de violino é muito utilizado aqui no Brasil, e é popularmente chamado de “Método prático de violino de Nicolaus Laoureux”. Este método abrange os primeiros passos de um violinista até o nível intermediário, trabalhando até cordas duplas e outras posições.

O ponto forte deste método de violino é justamente a sua progressividade, ele não pula nenhuma etapa, e sempre que há a inserção de novas técnicas, elas são sempre acompanhadas de exercícios com nível de dificuldade que aumenta gradualmente.

Método Planeta Música

O método do Planeta Música, diferente dos demais, é baseado na somatória dos pontos fortes de cada método apresentado aqui, além de possuir uma apresentação moderna baseada em vídeos e partituras interativas e não em livros. Desta maneira você não precisa ler diversas vezes sobre o mesmo assunto, basta assistir as vídeo aulas gravadas quantas vezes for necessário quando e onde quiser.

R$ 70 / h
Eudismar S.
Valparaíso de Goiás / GO
Eudismar S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Violino - Musicalização Infantil Prática em Violino Violino Nível Curso superior
MBA: Gestão da Produção (Anhanguera)
Dou aulas para você, quer iniciar e não sabe como? Me procure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil