Saiba tudo sobre afinação de Violino!
Por: Eudismar S.
03 de Setembro de 2020

Saiba tudo sobre afinação de Violino!

Saiba tudo sobre afinação de Violino!

Violino Teoria musical Básico Ensino Fundamental Geral Vestibular Iniciação Musical Leitura de partitura Avançado Música erudita Iniciação ao violino Iniciante Prática em Violinio Intermediário Música popular Profissional Musicalização Infantil História e Prática Iniciação ao Violão Violino intermediário evangelicos Harmonia Ensino Infantil Curso superior Concurso Ensino Médio Aulas de música para todas as idades Violino Música

Um violino comum contém quatro cordas, que têm intervalos de uma quinta perfeita entre uma corda e outra. Ou seja, se a primeira corda é um sol, a segunda corda deverá ser uma quinta perfeita de sol, no caso a nota Ré. Veja uma tabela com a afinação de violino em todas as cordas.

Você sabe qual a afinação do violino?

 

  Após analisarmos essa tabela, podemos visualizar melhor esse ciclo de quintas perfeitas que relaciona as cordas do violino. Vamos pegar o G(sol) como exemplo:

 

G(sol) – A(la) – B(si) – C(dó) – D(ré)

1°    –    2°     –    3°    –    4°    –    5°

 

Para a correta afinação do violino nós deveremos apertar (aumentando a frequência emitida da corda) ou soltar (diminuindo a frequência emitida pela corda). As frequências das cordas são:

 

Mi (E1 – 659,26hz)

Lá (A4 – 440hz)

Ré (D4 – 293,66hz)

Sol (G3 – 196,00hz).

 

Procedimentos para afinação do Violino

Primeiro posicione o violino de frente para você sobre os joelhos, de forma que seja possível tocar as cordas com uma das mãos enquanto a outra mão ajusta os micro afinadores e as caravelhas.

Existem diferentes maneiras de se afinar um violino, uma delas é utilizando um teclado ou piano. É bem simples, basta deixar o som das teclas igual o das cordas baseado nas notas da imagem abaixo:

afinação de violino de ouvido

Toque a nota no piano e tente deixar o som do violino o mais próximo possível. No começo é natural sentir um pouco de dificuldade, mas praticando constantemente, o seu ouvido acostumará com o som do violino.

Outra maneira de afinar um violino é utilizando os clássicos afinadores eletrônicos. Para isso basta tocar a corda e verificar no afinador se a corda está com a frequência correta. Se a frequência for correspondente à corda, a corda estará afinada. Caso estejam diferentes, então existem duas opções para afina-las:

A – Se a corda estiver tensionada e com frequência superior a correta, diminua a afinação voltando um pouco a cravelha para baixo ou gire o micro afinador no sentido anti-horário.

B – Se a corda estiver mais solta e com frequência baixo da correta, suba a afinação girando um pouco a cravelha para cima ou gire o micro afinador no sentido horário.

Continue até que as frequências estejam corretas e o afinador indique que o violino está afinado.

 

Dicas para afinação do violino:

– Ajustes pequenos são feitos com os micro afinadores, soltando ou apertando as cordas quando a afinação estiver próxima da correta.

– Ajustes maiores são feitos com as cravelhas. Sempre gire a cravelha suavemente, pois tensionar a corda muito acima da sua afinação poderá estoura-la. Por isso tome cuidado quando estiver afinando pelas cravelhas.

– Sempre afine as cordas em sequência. Depois de afina-las, verifique novamente corda por corda, pois é comum que uma corda desafine enquanto afinamos as outras.

– Nunca afine sem escutar o som. Quando estiver apertando ou soltando a corda, continue tocando e ouvindo a afinação, só assim você terá uma referência sonora se a corda está sendo afinada corretamente e se já não passou do ponto correto, evitando quebrar as cordas.

– Caso você não tenha um afinador eletrônico, não se preocupe. Existem aplicativos de smartphone que funcionam como afinador de violino, bem como os afinadores de violino online. Dê preferência para afinadores que mostrem as frequências.

– Se você acabou de afinar e sente que as cravelhas não estão presas, empurre a cravelha para dentro da caixa de cravelhas, em movimento semelhante ao apertar e soltar de um parafuso. Assim você encaixará as cravelhas deixando-as mais firmes.

– Lembre-se sempre de manter o cavalete reto. Se durante a afinação ele “tombar”, ajuste-o.

– No início é comum o aluno arrebentar alguma corda do violino durante a afinação. Mas não se preocupe, troque a corda do violino por uma nova e aprenda com isso. 

Quer saber mais sobre violino? Confira nossas dicas de como trocar as cordas de um violino e escolher o tamanho ideal de violino para você, além da sua história e curiosidades. Não deixe de acompanhar as postagens do Planeta Música e conheça nossa plataforma de ensino musical, aprenda a tocar violino e muitos outros instrumentos sem sair de casa.

R$ 70 / h
Eudismar S.
Valparaíso de Goiás / GO
Eudismar S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Violino - Musicalização Infantil Prática em Violino Violino Nível Curso superior
MBA: Gestão da Produção (Anhanguera)
Dou aulas para você, quer iniciar e não sabe como? Me procure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil