
As Múltiplas Faces das Tarefas Pedagógicas em idiomas

em 24 de Junho de 2025
Na minha experiência como professor já vi muita gente reclamando da dificuldade em entender músicas. Já vi muito aluno bom sofrendo para entender frases, mesmo as mais simples, e se frustrando quando o assunto é letra. Um terror!
E o que fazer? Desistir do estudo de inglês? Parar de se preocupar com as letras? Ficar triste com a pouca compreensão? Não, não e não!
Para tudo há uma solução. Mas, para começar, é preciso saber que de fato entender uma música não é tarefa das mais fáceis. Vejam que muitas vezes não entendemos bem nem as músicas brasileiras. Duvida? Quem nunca cantou uma letra de maneira errada, mesmo ela sendo na própria língua?
“É mesmo, não tinha pensado nisso!”
Pois é. A compreensão de uma letra encontra muitas dificuldades. Alguns exemplos bem simples: som dos instrumentos, palavras desconhecidas, expressões, gírias, sotaque do cantor e a tal mania que muitos têm de mudar a pronúncia de determinadas palavras para que esta caiba na melodia.
“É sério, professor?”
Muito sério! Assim, vamos pensar num pensamento que deve nos acompanhar sempre: não entender bem uma letra não necessariamente significa um baixo nível linguístico. É claro que alunos iniciantes vão ter mais dificuldades, mas estudantes de níveis intermediário e avançado podem relaxar mais e lembrar que saber o que o vocalista está falando não é assim tão fácil de entender. Sem estresse!
E pelo termo sem estresse entendamos eliminar tensões, preocupações e consequente frustração diante da dificuldade em entender os nativos cantando.
“Tudo bem. Mas o que eu posso fazer?”
Vamos a uns passos que certamente vão ajudar nesta tão sofrida tarefa:
“É claro que música lentas são mais fáceis” Nem sempre! Por exemplo, você tem se dedicado ao inglês americano e escuta uma canção irlandesa, cujo intérprete usa linguagem local. Vai ser fácil? Não mesmo.
Sabendo destas possíveis armadilhas para sua compreensão, comece por músicas que você gosta. Por que? Ora, vai ser agradável ouvir várias vezes uma música que você não gosta? É óbvio que não. Portanto, escolha uma música que te agrada, mesmo que não seja exatamente uma balada. Lembre-se, serão várias vezes ouvindo a canção.
Se é a música que você gosta, provavelmente é uma cuja melodia você já conhece bem. A voz também é algo familiar para você. Dois bons passos já dados. Ouça a música, sem outros sons que possam te atrapalhar. Desligue celular, TV, evite conversas ao seu redor. Vá para um ambiente calmo e escute a música mais de uma vez. Não cante junto, só ouça. Anote as palavras que entende, mesmo que sejam poucas, não importa! Aqui o importante é forçar a compreensão.
Também não se chateie se você confundir algumas palavras. É normal que isso acontece. Às vezes é quase impossível diferenciar “can” e “can’t” e muita gente se atrapalha com “know” e “no”, “cough” e “coffee”, “leave” e “live”, “man” e “men”, “bad” e “bed” e tantas outras palavras parecidas. Errou? Dê uma boa risada e siga para o próximo passo.
É a era da internet, portanto, pegar uma letra é a coisa mais fácil do mundo. Depois dos passos 1 e 2, escolher uma música e ouvi-la várias vezes sem a letra, é hora de saber exatamente o que foi cantando. Agora sem ouvir a música, leia a letra. Procure pelas palavras que você achou. Se for o caso, faça correções. Leia o texto, sem grandes preocupações com a pronúncia. Acertou muita coisa? Legal! Não entendeu muito? Sem problemas. Vamos para o próximo passo.
Solte o som e siga o vocalista pela letra. Segure o gogó neste ponto, pois o mais importante é ouvir a voz. Faça isso várias vezes. Se teve dúvida numa palavra, volta a música e escute aquele trecho de novo, pois este é o momento de memorizar o jeito como as palavras são cantadas.Se você for iniciante, foque apenas nas palavras mais importantes, para que não fique uma etapa muito longa e consequentemente cansativa.
Deixe a música rolando, leia a letra e cante junto. Faça isso várias vezes. Tente melhorar o seu jeito de pronunciar, mas saiba que muitas palavras são realmente difíceis. Sem estresse, ok?
Voltemos ao passo 2. Ouça a música, sem cantar e sem olhar a letra. Anote as palavras que entende. É claro que depois de tantos passos, muita coisa irá ao papel pela memória, mas vale o exercício de escrita e, é claro, compreensão oral.
Veja o quanto você melhorou na compreensão oral e na escrita. Arquivo o segundo papel para avaliações futuras. Curta sua evolução.
Escute a música várias vezes. Coloque como som ambiente para você, ouça no carro, no iPod, celular, enfim. Passe dois, três dias com essa música te acompanhando.
Repita esses passos com outras músicas, mas uma de cada vez, para ter foco em cada estudo. Procure usar palavras e frases da música das suas falas e textos. Arquive a letra para futuras consultas.
Escreva nos comentários o que achou desta metodologia.
Speak English,
Teacher Fábio Emerenciano