DIRECT METHOD: O que é e como funciona?
Fabio Moura
em 07 de Janeiro de 2015

Hoje em dia, há muitos métodos e abordagens no mercado que se referem à "atividades de comunicação". Estas deveriam assegurar que os alunos aprendessem a interagir e superar o medo de falar. Entretanto, há uma grande diferença entre a tão chamada conversação "livre" e a conversação "controlada". Conversação livre impõe nenhum limite, o aluno pode pensar sobre o que vai dizer e eles muitas vezes traduzem de sua língua materna primeiro. Conversação controlada é mantida no sistema de perguntas e respostas que "pressiona" o aluno a responder sem pensar por muito tempo. Eles, além do mais, não tem tempo para pensar em traduzir e "tem que" superar o medo de falar. O DIRECT METHOD trabalha com esse princípio. É um sistema de ensino licenciado desenvolvido para o ensino de línguas estrangeiras. O método é baseado em conversação controlada durante o qual os alunos aprendem diretamente através da fala.

Vantagens do método:

- ensina o aluno muito mais rápido e fácil ao falar uma língua estrangeira;

- ajuda a superar o medo de falar;

- simula um ambiente real de uma língua estrangeira.

Princípios do método:

VELOCIDADE. O professor fala com os alunos rapidamente, mantendo o ritmo natural de uma conversa. Mas os alunos podem se surpreender com tais lições no começo, eles logo se acostumam. Um ritmo constante equipa o aluno a entender conversas numa língua estrangeira em um ritmo natural.

PERGUNTAS. O professor faz uma pergunta duas vezes, rapidamente e automaticamente indicando o começo da resposta para o aluno. Isto capacita o aluno a entender a pergunta assim como a se preparar para responder, o que faz a lição mais dinâmica no final das contas. Ao invés de passivamente esperar pela a resposta do aluno isolada, o professor continua a encorajar o aluno a responder rapidamente. Desta maneira a língua afeta o aluno.

RESPOSTAS. Respostas em níveis mais básicos são feitas para que nem o professor nem o aluno possam alterá-las. O aluno, além disso, pratica exatamente aquelas palavras e regras gramaticais que eles precisam dominar perfeitamente. Em níveis mais avançados, os alunos são livres para responder mais livremente e usar sua criatividade. Os alunos devem falar rapidamente sem ter muito tempo para pensar. Este processo remove o hábito de pensar demais e traduzir sentenças e regras gramaticais de sua língua materna para a língua alvo, que inibe a habilidade de entender e falar num ritmo natural. A melhor maneira de falar a língua é simplesmente falá-la. Os alunos respondem as perguntas dos professores da maneira mais longa possível. Desta maneira, o aluno fala mais tempo e pratica vocabulário e regras gramaticais.

REVISÃO CONSTANTE. O segredo de uma aprendizado de uma língua é a repetição. Aprendizado de uma língua consiste largamente de condicionamento que relembra digitar ou tocar um piano. Tais reflexos só são praticados através de repetição frequente. Atividades são repetidas até que o aluno os façam automaticamente. Esta é uma das vantagens indiscutíveis deste método comparado com outras que negligenciam frequente revisão, uma vez que o aluno aprende algo e então lacunas começam a acontecer no conhecimento do aluno. O aluno jamais esquecerá o que aprendeu graças a revisões constantes.

RESULTADOS FINAIS PARA O ALUNO: lições dinâmicas com muita conversação; Aprendizado natural através da fala; Superação gradual do medo de falar; E o aluno está preparado para um ambiente real da língua alvo?

São Bernardo do Campo / SP

1 avaliação
Graduação: Licenciatura e Bacharelado em Letras (UNICID- EAD)
A mais de 13 anos atuando como professor e sempre me atualizo para dar 100% a meus alunos. Trabalhei em escolas como Wise Up (7 anos), Influx (2, 5 anos) entre outras. A caminho de uma certificação internacional (CPE). Trabalho com Direct Method onde o aluno aprende, falando. Metodologia bastante usada na Europa, onde o foco é sempre conversação entre o professor e aluno, a gramática é aprendida intuitivamente assim como aprendemos nossa língua materna: • o aluno aprende a entender; • o alun ...
Inglês - Conversação com o Direct Method, Inglês para Viagem, Inglês para Business, Conversação em Inglês, Inglês para Fluência, Inglês Básico, Inglês Intermediário
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil