Arduino UNO
Por: Luís F.
10 de Março de 2016

Arduino UNO

Engenharia Microcontroladores Arduino Custo Digital

Introdução

O Arduino UNO é uma placa de desenvolvimento de eletrônica digital baseada num microcontrolador AVR. Com apenas um cabo USB normal (que geralmente é fornecido com a placa) e um software LIVRE, que pode ser baixado na Internet e instalado em qualquer sistema (Windows, Linux, etc.), esta placa pode ser programada para controlar uma infinidade de sensores e atuadores. Também é possível conectar esses sensores, por meio da placa, a um PC normal. Como exemplo de um sensor ultra-simples, temos um botão "push button" (botão liga-desliga com mola). Como exemplo de um atuador ultra-simples, temos um LED (diodo foto-emissor).

História do Arduino

O seguinte fragmento de texto, retirado do livro "Arduino em Ação", dos autores Martin Evans, Joshua Noble e Jordan Hochenbaum, edição em Português da Novatec, dá uma boa idéia da origem do Arduino:

O Arduino teve seu início no Interaction Design Institute na cidade de Ivrea, na Itália, em 2005. O professor Massimo Banzi procurava um meio barato de tornar mais fácil para os estudantes de design trabalhar com tecnologia. Ele discutiu seu problema com David Cuartielles, um pesquisador visitante da Universidade de Malmö, na Suécia, que estava procurando uma solução semelhante, e o Arduino nasceu. Os produtos existentes no Mercado eram caros e relativamente difíceis de usar. Banzi e Cuartielles decidiram desenvolver um microcontrolador que poderia ser utilizado pelos seus estudantes de arte e design em seus projetos. As principais exigências eram que fosse barato – o preço almejado não poderia ser mais do que o que um estudante gastaria se saísse para comer uma pizza – e que fosse uma plataforma que qualquer pessoa pudesse utilizar. David Cuartielles desenhou a placa, e um aluno de Massimo, David Mellis, programou o software para executar a placa. Massimo contratou um engenheiro local, Gianluca Martino, que também trabalhou no Design Institute ajudando alunos com seus projetos. Gianluca concordou em produzir uma tiragem inicial de duzentas placas. A nova placa foi chamada Arduino em referência a um bar local frequentado por membros do corpo docente e alunos do instituto. As placas eram vendidas em forma de kit para que os alunos fizessem seus próprios projetos. A tiragem inicial foi rapidamente vendida, e mais unidades foram produzidas para manter a demanda. Designers e artistas de outras áreas ouviram falar do Arduino e qui - serem usá-lo em seus projetos. Sua popularidade cresceu rapidamente quando o grande público percebeu que o Arduino era um sistema de fácil utilização, de baixo custo e que poderia ser usado em seus próprios projetos, bem como era Arduino em Ação 26 uma excelente introdução para programação de microcontroladores. O projeto original foi melhorado e novas versões foram introduzidas. As vendas dos Arduinos oficiais alcançaram agora a marca de 300 mil unidades, e eles são vendidos em todo o mundo por intermédio de uma série de distribuidores.

Onde obter uma placa Arduino no Brasil

Existem diversas lojas on-line que enviam a placa através do correio. Também pode-se adquiri-la por meio de comerciantes independentes no ML (mercado livre). Como a placa é um projeto de hardware open-source, podemos encontra-la produzida por diversas fábricas, desde a original italiana até clones fabricados na China. Recomendamos, ao principiante, começar com a placa Arduino UNO R3.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil