ANÁLISE DE TEXTO
em 23 de Janeiro de 2018
Você já sentiu que estava estudando por muito tempo sem aprender nada? Ou já viu outra pessoa estudando de uma forma que não funciona para você? É disso que quero falar hoje, há maneiras diferentes de memorizar ou entender matérias.
1 – TRADICIONAL – Leitura e Escrita
Essa provavelmente é a mais conhecida, mais usada e também mais desanimadora. Algumas pessoas podem até gostar de ler e copiar grandes textos para memorizar, mas não é meu caso. Passei vários anos letivos achando que eu tinha dificuldade em algumas matérias, mas na verdade a dificuldade era com o método de estudo.
Em algum momento da sua vida você deve ter tido alguma professora que enchia a lousa de texto e mandava copiar. Todos corriam para copiar tudo até que ela começasse a apagar e escrever novamente. Não funcionava pra mim, eu copiava sem entender e quando ia estudar, a leitura repetidamente não resolvia.
Mas nem tudo está perdido, se você é como eu e tem dificuldade com essa forma tradicional, aqui vai uma dica. Participe do processo! Isso mesmo, ao estudar através de um texto, não faça simplesmente uma cópia. Elabore alguns tópicos ou separe em subgrupos. Isso vai te ajudar a entender o que está diante de você. Por exemplo:
Você está diante de um texto cheio de conceitos de Estatística Básica, em vez de decorar todos aleatoriamente, divida em “medidas de tendência central”, “medidas de dispersão” e “tipos de frequência”. Dessa forma, você vai entender o que é cada grupo, facilitando o entendimento dos elementos de cada um. Isso nos leva ao segundo método.
2 – PARTICIPATIVO – Você Resolve
Quem tem facilidade com exatas deve se identificar com esse. Enquanto fomos ensinados a aprender matérias de humanas com textos, nas matérias numéricas fomos (na maioria das vezes) ensinados com exercícios e mais exercícios.
De fato, resolver os problemas te leva a fixar melhor. Porém nem todos tem a facilidade de resolver sozinho e eu (Professor Felipe Carvalho) estou aí pra ajudar. Uma coisa que poucos percebem, é que você pode aplicar esse método para matérias teóricas e até humanas, assim como se pode aprender matérias exatas com outros métodos.
Em trabalhos escolares que nós elaboramos e apresentamos, nossa memória grava muito mais. Esse é o princípio, tente participar mais dos seus estudos, não sendo apenas um ouvinte.
Prof. Felipe Carvalho
Obs.: Coloquei na categoria de "matemática", porém serve para alunos de todas as matérias