4 MÉTODOS EFICAZES DE ESTUDOS (Parte 2)
Por: Felipe C.
03 de Agosto de 2017

4 MÉTODOS EFICAZES DE ESTUDOS (Parte 2)

Matemática EM Unidades de Medida Números Leitura Online Faculdade Gravitação

3 – ARTÍSTICO – Indo Além da Escrita

  Você já deve ter percebido que é muito mais fácil você se lembrar da letra de uma música que você gosta, do que das 3 leis de Newton, por exemplo. Nosso cérebro gosta de passar tempo naquilo que o agrada, e a memória também parece dar preferência a estímulos atrativos.

  É possível que você tenha participado de um teatro na escola e lembra até hoje daquela matéria. Mas calma, você não precisa elaborar uma esquete nem um musical, vou dar alguns exemplos mais simples:

  Desenhos: mesmo que você seja um péssimo desenhista (como eu), você pode estudar assim. Vamos supor que você esteja estudando Gravitação Universal. Desenhe as órbitas do Sistema Solar. Trace a distância entre o Sol e a Terra pra definir como raio de órbita. Por mais ridículo que isso pareça, isso vai te ajudar a fixar os conceitos mais essenciais para a matéria.

   Humor: você fica conversando durante a aula? É mais legal ficar no “fundão” fazendo piadas do que prestar atenção na matéria? Realmente, é mais divertido, mas vamos usar seu bom humor para tirar 10 na próxima prova. Enquanto eu estudava com outro colega na faculdade, fazíamos piadas relacionadas aos conceitos da matéria. Trocadilhos com elementos da tabela periódica, piadas com as unidades de medida, e assim por diante. Quantas vezes na prova eu me lembrei desses momentos de descontração para encontrar a resposta certa!

  Música: se você tem um instrumento e uma voz afinada, ótimo! Já ouvi casos de um aluno compor músicas baseadas na matéria e ajudar uma classe inteira a decorar os refrãos com facilidade. Mas se você não for um compositor, sem problemas, algumas rimas simples para uma sequência difícil já te ajuda muito a memorizar.

 

4 – OUVIR – Quando Alguém Te Explica

  Todos nós que já estudamos sabemos o quanto os professores podem fazer a diferença. Em uma mesma matéria, talvez você não entenda NADA com determinado professor. E no ano seguinte um novo professor da mesma matéria te explica de uma forma tão simples que você entende tudo.

  Se você se identificou com o parágrafo anterior, então o método do “ouvir” é muito presente no seu aprendizado. Quando a explicação do professor é mais prática e didática, você não precisa passar horas lendo livros e mais livros. Você só precisa revisar a matéria.

  Como eu sempre tive facilidade com exatas, eu fazia uma parceria com um amigo no colégio. Eu explicava pra ele as matérias que envolviam números, e ele contava as histórias de guerras que eu detestava ler. Funcionava muito bem! Pois meus professores da época usavam mais o método da leitura e escrita (com a qual eu tinha dificuldade). Enquanto 15 minutos de uma narrativa pelo meu colega eram muito mais proveitosos.

  Um bom professor faz diferença! Eu posso te ajudar com aulas particulares online. Uma das minhas características é identificar o método que mais funciona para cada aluno, e dessa forma tornar a aula mais eficaz.

 

Felipe Carvalho

Professor de Exatas

R$ 75 / h
Felipe C.
Santos / SP
Felipe C.
4,9 (42 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 608 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Curso Livre: Desenvolvimento Web Full-stack (Trybe)
Eu ensino desenvolvimento web: javascript, html, css e react js.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil