
ANÁLISE DE TEXTO

em 23 de Janeiro de 2018
Já pensou se você pudesse não errar mais nas provas?
A maioria das pessoas comete erros "bobos" na prova, por nervosismo, falta de atenção, erros de sinais, fórmula incorreta, entre outros.
Mesmo pra quem estuda e se prepara para a prova, esses erros são muito comuns e é por isso que eles dão raiva em quem os comete.
Quem nunca foi confiante para uma avaliação e, quando chegou a nota, teve aquela decepção?!
O fato é que todos erram, até os que tiram 10!
Em uma das minhas aulas eu estava percebendo que eu erro tanto quanto meus alunos. A grande diferença é que eu consigo perceber rapidamente o erro e corrigir. Como todos dizem, errar faz parte do ser humano, só que você pode impedir que o erro continue. Parece fácil falar, então eu vou te explicar...
Como perceber os erros rapidamente?
A primeira coisa é você reconhecer que falha. Isso não é tão óbvio, porque muitas pessoas corrigem a própria prova e não encontram erros, exatamente porque há um subconsciente de que foi feito tudo certo. Então, quando for analisar sua prova, imagina que ela é de outra pessoa, olhando como alguém de fora, você pode se avaliar melhor.
Conheça os conceitos!
Você responderia que a velocidade de um maratonista é de 400 km/h? Você diria que a temperatura média do corpo humano é -50ºC? Não né? O fato é que muitos alunos dão respostas tão absurdas quanto essas, por não interpretar o resultado. E para interpretar, você precisa entender os conceitos. Veja o que está sendo estudado, analise o enunciado, veja se os valores que você encontrou são coerentes.
Desconfie até da calculadora.
Sério! Eu faço isso! Não é incomum acontecer erros de digitação. Então é bom analisar o visor da calculadora. Além disso, veja se está coerente. Por exemplo, você sabe que a multiplicação de dois números de 2 algarismos deve dar uma resposta em 3 ou 4 dígitos antes da vírgula. Faça a conta com números aproximados de cabeça. Assim:
1.033 x 298 = 307.834
Na sua cabeça você faz:
1.000 x 300 = 300.000
Como deu um valor aproximado, é aceitável. Se na calculadora desse um valor muito distante disso, seria bom refazer.
Saiba dois métodos de resolver cada exercício.
Fiz isso na maioria das minhas provas na faculdade, e funciona! Se eu resolvesse das duas formas e desse diferença, eu refaria.
Se você quer ajuda para tirar 10, espero que eu possa te ajudar com aulas particulares!
Assine o blog para receber conteúdo assim que eu postar.
Até mais!
Prof. Felipe Carvalho