HUMANAS x EXATAS – Qual é mais importante?
Por: Felipe C.
07 de Agosto de 2017

HUMANAS x EXATAS – Qual é mais importante?

Estatística Tudo

  Eu não sei por que, mas o ser humano gosta de colocar rivalidade em tudo. Na política, no futebol, na religião, na vida profissional, e em todos os assuntos onde há diversidade de pensamentos. Nos estudos não é diferente, existe uma competição entre Humanas e Exatas. Então resolvi falar da importância de cada um.

  EXATAS

  O que mais ouço dos que criticam as ciências exatas é que não vão usar pra nada na vida. “mais um dia se passou e eu não usei a fórmula de Bhaskara”, “logaritmo não serve pra nada” ou até “se não der pra resolver com regra de 3, então não é aplicável na minha vida”.

  Enquanto alguns se identificam com as frases citadas, outros se contorcem indignados com tais pensamentos. Mas o fato é que realmente algumas pessoas nunca vão usar logaritmo, nem função de segundo grau e outras vão usar muito esses conceitos matemáticos para aperfeiçoar ações do dia a dia.

  Se no cotidiano, algumas pessoas podem até fugir dos números, no trabalho é mais difícil. Cada vez mais as profissões estão dando espaço à Estatística, até as mais humanas. Isso por que os números dizem muito sobre o ser humano. Seu comportamento, suas doenças, seus gostos, seus hábitos, sua conduta social, e por isso, em minha opinião, vai crescer muito a necessidade de conhecimento em exatas muito além da “regra de 3” em várias profissões.

 HUMANAS

Esse fui eu que esnobei, não verbalmente, mas com a falta de empenho na escola. Eu não conseguia imaginar qual seria a importância da história, e geografia só era útil se fosse falar de localidades. Eu nunca entendi o porquê se falava de guerras. Pra mim era entediante e muito difícil de memorizar. Por que não era algo claro, não era exato, sempre dependida de uma interpretação.

  Mas no meu dia a dia, mesmo sendo professor de exatas, o que eu mais preciso entender é o comportamento humano. Para me relacionar com pessoas, seja na vida pessoal ou na vida profissional, é preciso entender que a maioria das pessoas não é exata.

  Para que a aula seja proveitosa, eu preciso entender cada aluno, e a noção de humanas é imprescindível. Mas o exemplo que eu quero dar não passei como professor, e sim na engenharia.

  Numa época que eu elaborava o planejamento do setor de manutenção de uma indústria, eu precisava decidir entre resolver um problema no refeitório ou um vazamento num equipamento de produção. Inicialmente a resposta me pareceu óbvia, a empresa estava perdendo muito dinheiro com o vazamento, e a produção não poderia ficar parada. Foi então que um colega me abriu os olhos. O problema no refeitório, apesar de parecer inofensivo, prejudicava pessoas, a saúde dos funcionários era muito mais importante que os números do lucro. Naquele dia eu percebi que, embora os números nos levem a decisões mais racionais, precisamos ter equilíbrio para não deixar o ser humano em segundo plano.

Então, sempre vamos precisar saber um pouco de cada área. Ler notícia é tão importante quanto saber fazer contas básicas. E principalmente vamos precisar que as pessoas sempre tenham gostos, opiniões e aptidões diferentes.

 

Professor Felipe Carvalho

R$ 75 / h
Felipe C.
Santos / SP
Felipe C.
4,9 (42 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 608 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Curso Livre: Desenvolvimento Web Full-stack (Trybe)
Eu ensino desenvolvimento web: javascript, html, css e react js.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil