Uma Breve História da Anatomia
Por: Frederico F.
25 de Abril de 2016

Uma Breve História da Anatomia

Medicina Anatomia

O estudo anatômico é uma das áreas mais antigas relacionadas à saúde. Atualmente, anatomia é caracterizada como um ramo da biologia relacionado ao estudo da estrutura de um organismo e seus componentes.

Entretanto, a anatomia é bem mais antiga: existem ilustrações que datam mais de nove mil anos de idade (período Paleolítico) em cavernas australianas. Essas ilustrações mostram, com extrema clareza, que nossos antepassados observaram e tomaram a iniciativa de representar as estruturas internas de organismos vivos.

A anatomia continuou sendo estudada por egípcios que contribuíram significativamente para o avanço desse conhecimento, porém limitados pelas restrições advindas de suas crenças.

Na Grécia antiga, o estudo anatômico foi realizado com maior rigidez. Herófilo (335AC- 280AC), um médico de origem grega, realizou diversos estudos no Egito, na cidade de Alexandria. É considerado pai da anatomia e foi um dos primeiros a realizar a dissecação de um corpo humano direcionado ao estudo. Esse tipo de estudo foi, posteriormente, proibido e Herófilo foi um dos únicos médicos a realizar dissecação humana até a época da renascença, aproximadamente 1825 anos depois.(WiltsePait, 1998)

Finalmente por volta de 1540 DC, Andreas Vesalius deu inicio à revolução do estudo anatômico com a dissecação pública de cadáveres e publicou o livro mais influente de anatomia, De humani corporis fabrica (A fábrica do corpo humano).  Vesalius é considerado pai da anatomia moderna pela sua contribuição no estudo do corpo humano. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil