Uma Breve História da Fisiologia
Por: Frederico F.
25 de Abril de 2016

Uma Breve História da Fisiologia

Medicina Online

Fisiologia é a ciência do funcionamento normal dos organismos vivos ("Online Etymology Dictionary", 2016). Trata-se da mistura etimológica entre a palavra “physio” que significa natureza e “logy” que significa estudo.

            O estudo fisiológico acompanha o estudo da medicina. Portanto também iniciou-se no antigo egito. Entretanto, grandes revoluções e avanços no conhecimento operacional normal dos organismos aconteceram muito mais tarde. Com o contstante aperfeiçoamento de técnicas de dissecação e aprimoramento da metodologia científica os conhecimentos fisiológicos tiveram um início sutil, porém produtivo, com o grande nome da fisiologia experimental, Claudius Galenus (~130–200 DC). A pesar das limitações impostas pelo período que viveu, Galeno tenta explicar o funcionamento do corpo humando dividindo-o em sistemas.

            Quase três séculos depois, libertos das restrições ideológicas religiosas e adentrando a época da razão (Renacença,1500-1700DC), uma série de avanços acumularam de forma acelerada. Após o aparecimento da teoria das células, em 1838, de Matthias Schleiden e Theodor Schwann, outro grande nome da fisiologia surgiu na França, Claude Bernard (1813–1878). Esse fisiologista introduziu diversas técnicas científicas como a famosa experimentação duplo cega e caracterizou, entretanto sem utilizar a terminologia, a homeostase (manutenção da estabilidade normal na qual se encontra o corpo e os processos fisiológicos regulados por ele) de Walter B. Cannon em 1929.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil