ANTISSOCIAL
em 25 de Fevereiro de 2024
DROGAS VASOATIVAS
As drogas vasoativas são usadas em setores críticos (UTI - Unidade de Terapia Intensiva), para otimizar o débito cardíaco, vascular e pulmonar do paciente nos casos de choque circulatório, restabelecendo o fluxo sanguíneo em órgãos vitais, por profissionais conhecedores de seus possíveis efeitos indesejados.
Droga vasoativa é toda substância com efeito vascular periférico, cardíaco ou pulmonar. Na maioria das vezes, o paciente grave deve ser monitorado hemodinamicamente em bomba de infusão, para prevenir efeitos colaterais indesejados ou em casos mais preocupantes realizar a suspensão da terapia com a droga vasoativa.
A dopamina, noradrenalina e dobutamina são substâncias que devem ser infundidas em acesso venoso central, previamente avaliado por médico intensivista e enfermeiro, a fim de evitar complicações( não é recomendado infundir em veias periféricas, salvo se o acesso venoso central não estiver disponível ou pérvio).
BIBLIOGRAFIA
Uso de drogas vasoativas no manejo do choque: uma revisão da literatura. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32453
OLIVEIRA, C. B. S.; ARAÚJO, T. O.; DANTAS, J. T. S.; GOMES, G. E. R.; NASCIMENTO, D. J. S.; SILVA, A. S. Cuidados de enfermagem na administração de drogas vasoativas em Unidade de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. Revista Cereus 2023 Vol. 15 N.4. http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4453/2168