ANTISSOCIAL
em 25 de Fevereiro de 2024
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA
Figura: O mito de Narciso
Os narcisistas esforçam-se para manter uma imagem fabricada perante os restantes. São almas defeituosas e viciadas na atenção. Por isso, recorrem a uma multiplicidade de jogos com o fito de serem adorados. (…) não sentem remorso pelas suas ações, não tomam a iniciativa de criar laços e não demonstram empatia para com os outros. São pessoas emocionalmente falidas. (Charanza, 2018: 65).
Pessoas com esse tipo de transtorno estão por toda parte, em todos os lugares e deixam rastro de destruição por onde passam: Universidades, mercados, academias, grupos de mútua ajuda, em hospitais(médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares em geral); porém não é tão fácil assim de detectá-los pois eles utilizam de facetas, para enganar as pessoas ao redor. Mas acredite, eles não conseguem segurar por muito tempo suas máscaras, já que são desprovidos de escrúpulos. Mas quem realmente são os narcisistas e como se comportam?
Para entendermos melhor essa desordem de personalidade, vou descrever aqui algumas características atreladas a essas pessoas. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais(DSM-5):
Em resumo: Os narcisistas possuem um padrão difuso de grandiosidade, necessitam de admiração EXCESSIVA e a falta de empatia surge no início da vida adulta, e permeia diversas áreas de sua vida, seja ela familiar, afetiva e social.
Bibliografia
Fonte: Charles Foster Kane, um narcisista com O mundo a seus pés. http://hdl.handle.net/10400.6/11521
Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos mentais - DSM-5.