Cuidado com a saúde mental durante a pandemia

Psicologia
Cuidado com a saúde mental durante a pandemia
Flavia N.
em 12 de Agosto de 2020

Nós temos visto, nos últimos meses, maneiras de se prevenir do coronavírus. Porém, é preciso também é preciso cuidar da saúde emocional. Isso porque a doença está gerando ansiedade e medo pelo risco de contaminação, isolamento, desemprego e muita incerteza sobre o futuro.

 

A Organização Mundial da Saúde publicou um guia com cuidados para a saúde mental durante esse período de emergência sanitária.

 

Link:  https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792

  

De todo modo, quero apontar aqui seis principais cuidados que podemos ter durante a quarentena:

 

PRIMEIRO CUIDADO: seja empático

Ser empático no sentido de seguir as recomendações do Ministério da Saúde no que se refere as prevenções, mas também.

Demonstre empatia a todos os afetados independente de etnia, nacionalidade ou idade. As pessoas infectadas não fizeram nada errado e merecem nosso apoio, compaixão e gentileza.

Além de que precisamos tentar reduzir o estigma daquelas pessoas acometidas com vírus, é importante separar pessoas de sua doença, pois ela vai fazer seu tratamento, vai se recuperar.

 

SEGUNDO CUIDADO: cuidado com as fake News ou com muitas informações

 

Busque informação apenas de fontes confiáveis:

 

O Ministério da Saúde também tem um portal com diversas orientações: www.coronavirus.saude.gov.br

 

Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Não se envolva em enxurrada de informações.

  

TERCEIRO CUIDADO: solidariedade

Projeta a si próprio e apoie os outros ajudando-os em seus momentos de necessidade. A assistência a outros em seu momento de carência pode ajudar a quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio.

Um exemplo: telefone para seus vizinhos ou pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra. Atuando juntos como uma comunidade pode ajudar a criar solidariedade e a enfrentar o covid-19 em união.

Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde.

 

QUARTO CUIDADO: criar uma nova rotina

Estamos acostumados com uma rotina, de repente, com estas mudanças nossa vida mudou, isso pode gerar ansiedade. Para atenuar possíveis tensões que podem surgir, podemos montar uma nova rotina para nossos dias. Que horas vou acordar, vou tomar café, o que farei de manha, o que vou fazer para almoçar, depois do almoço, quais atividades vou fazer para brincar ou estudar com meus filhos durante a tarde. Fazer um planejamento de sua semana. Pensar no agora e NÃO no futuro, viver com qualidade afgora.

 

QUINTO CUIDADO: potencializar sua criatividade

Mergulhados na nossa rotina desenfreada de mil afazeres muitas vezes deixamos de lado a nossa dimensão criativa, então podemos criar uma receita nova na cozinha, escrever uma letra de musica, para os acadêmicos pode ser a hora de colocar a criatividade acadêmica em dia na escrita de algum artigo, na pintura de um quadro, escutar musicas novas,assista filme e series leves,  elaborar algo novo uma obra de arte, enfim...seja criativos!

 

SEXTO CUIDADO: se amar, mas, sobretudo, amar o outro

Sem abraços, beijos e carinhos os quais estamos acostumados. O distanciamento é um momento de cuidado do outro e cuidar do outro é também um gesto de amor. 

 

Cada dia, cada hora proporciona um novo sentido, e um sentido especial espera cada pessoa. O sentido é, portanto, sempre um outro. Mas sempre há um, até o fim. Pois não há pessoa para qual a vida não prepararia uma tarefa, e não há situação na qual a vida pararia de nos oferecer uma possibilidade de sentido. [...] E quando não temos mais condição de mudar uma situação [...] então somos estimulados a mudar a nós mesmos” (FRANKL, 2014).

 

FRANKL, V. E. et al. A Busca de Deus e Questionamentos sobre o Sentido. Petrópolis: Editora Vozes. Tradução de Márcia Neumann, 2014.

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