18 Dicas Essenciais Para Você Escrever Muito Bem
Por: Flavia A.
01 de Dezembro de 2015

18 Dicas Essenciais Para Você Escrever Muito Bem

Redação Básico Profissional Gramática Textos Narrativos Dicas Clareza Dúvidas Estrutura Ideias Ortografia

18 Dicas Essenciais Para Você Escrever Muito Bem

18 Dicas Essenciais Para Você Escrever Muito Bem

Adote alguns hábitos simples que deixarão seu texto muito melhor no trabalho — ou fora dele.

Quando se trata de escrita corporativa, a melhor forma de escrever bem é, acima de tudo, conhecendo a língua portuguesa. Primeiro, porque isso é uma necessidade real. Depois, porque escrever e falar bem em nossa própria língua é o nosso melhor "cartão de visitas".

Mas existe ainda outra forma para você cuidar do português — e não matá-loeditando seu texto. Isso abrange uma série de hábitos que tanto significam verificar erros de ortografia, concordância e gramática, quanto fazer determinadas perguntas: "Será que posso explicar melhor essa ideia?", "Aqui eu teria algo mais a dizer"?, "É isso mesmo que escrevi ou aquilo que apenas pensei?". Afinal, a melhor pessoa a fazer esse trabalho é você mesmo, como autor do seu texto — seja um informe, artigo, parecer, um email, um post num blog ou mesmo em redes sociais.

Como eu já escrevi em outro texto do Dezbloqueio, republicado aqui no LinkedIn Pulse, com dicas sobre como escrever emails no trabalho, escrever bem no mundo corporativo é enriquecedor para sua carreira, mas também é a forma mais segura de mostrar a que você veio e se destacar na multidão, já que uma pesquisa de 2014 apontava que 4 em cada 10 universitários cometem erros graves em português! E, você deve saber, uma vez que se aprendeu errado — ou nem mesmo aprendeu — o erro vai persistir pelos anos à frente e poderá custar muito caro na carreira de qualquer profissional.

Então, tome como exemplo Jeff bezos, o fundador da poderosa Amazon, que exige que os executivos de sua empresa redijam longos textos narrativos sobre suas ideias antes das reuniões, aproveite as dicas valiosas que listei aqui (e que uso!) e escreva!

#1. Antes de começar, pense num esboço do texto

Comece fazendo um rascunho das ideias principais que você quer abordar, mas sem muitos detalhes e já divididas por parágrafos. É o básico: introdução, desenvolvimento, conclusão, mas com ideias "encaixadas" nessas partes do texto.

#2. Deixe seu texto descansar!

Depois que terminar um primeiro rascunho do texto, deixe-o descansar por algumas horas ou até por uns dias, se possível. Quando seu cérebro estiver "fresco" de novo, volte ao texto e note o que poderia ser escrito de uma forma melhor — e acredite nos seus insights!

#3. Elabore frases curtas e claras

Funcionam melhor para entender e não deixam seu texto prolixo, isto é, longo e enfadonho. Frases mais curtas conferem mais energia e clareza às suas ideias — e você ainda pode errar menos.

#4. Corte frases

Observe o que você quer dizer em suas frases e procure implacavelmente por palavras que possam ser eliminadas, pois sempre há. Menos é mais, lembre-se disso.

#5. Use vírgulas

Verifique se suas sentenças têm pausas para que seu destinatário possa respirar e entender sua mensagem, mas tenha atenção: geralmente, não se usa vígula antes de "e" ou "nem".

#6. Cada ideia em um parágrafo

Desenvolva em cada parágrafo uma ideia apenas, preferencialmente. Mas, para não escrever em tópicos, lembre-se dos conectores: logo, além disso, então, portanto, apesar de, certamente, na verdade, a fim de etc.

#7. Elimine maneirismos

Maneirismos são aquelas palavras que você usa quase sempre em seus emails, textos, relatórios, mensagens etc. Tudo mundo tem os seus!

#8. Elimine também jargões e aquele "inglês corporativo"

Seu texto precisa ser inteligível e agradável, coisas que dificilmente você vai proporcionar se usar termos técnicos de sua área (e que nem todos entenderão, certamente). Evite-os, assim como também você deve fazer com know-howexpertiseperformanceempowermentapproachskills, asap (mil vezes não!) e outros. Se a empresa onde você trabalha não é americana, usá-los é uma bobagem. Escreva em português!

#9. Cuidado com as concordâncias!

A regra básica de concordância — a verbal — é a de que o verbo da frase concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. Já a nominal tem várias regras e, se você tiver dúvidas, recomendo a gramática de Evanildo Bechara.

#10. Escolha bem seus verbos (e conjugue-os corretamente)

Presta atenção: Haviam pessoas, NUNCA! Fazem dois meses, por favor, NÃO! E observe a frase: "Um navio brasileiro entrava no porto um navio americano." Está errada? Não, já que o verbo entravar é o mesmo que obstruir. Mas, nem todo mundo entenderá a sentença logo de cara — e é o tipo de confusão que pode acontecer com outros verbos. Portanto, facilite a mensagem!

#11. Saiba diferenciar abreviação de abreviatura

Foto, cine, moto são abreviações (de fotografia, cinema e motocicleta, respectivamente). Já Cia., S.A. e apto. são abreviaturas. Por que é bom saber isso? Para quando você precisar fazer alguma referência ao uso dessas palavras em seu texto, que você saiba o que está falando (escrevendo!).

#12. NÃO escreva como você fala!

Isto é, evite o coloquialismo, que é a linguagem informal, sem muita preocupação com as regras gramaticais. Falar, ok, mas escrever jamais: "a gente", "tipo assim", "vai rolar" etc.

#13. Evite a voz passiva

A frase "A reunião foi conduzida por Pedro" está na voz passiva. Já "Pedro conduziu a reunião" está na voz ativa. Frases escritas dessas forma, com a estrutura de sujeito + verbo + objeto (lembra disso?) são mais vigorosas e transmitem a ideia num instante.

#14. Linguagem moderada é melhor

Tranquila, polida e receptiva, de forma que cause empatia em quem lê.

#15. Use um dicionário SEMPRE

Pra saber a diferença entre ratificar e retificarem vez de e ao invés de, escrever sempre exceção e JAMAIS "excessão", entre outras coisas…

#16. Atenção ao texto é essencial

Na hora de escrever, tem que ser só você e seu texto mesmo. Assim, tire seu fone de ouvido, caso goste de se concentrar com música dentro do escritório, ou então abaixe o volume até que fique confortável para raciocinar sem desviar a atenção para a música que está tocando. [Aliás, sabia que trilhas sonoras de video games são ótimas para a concentração?].

#17. Enumere itens

Listas de itens numerados são mais fáceis de ler, diminuem o total de texto e ainda facilitam que alguém faça referências a determinados itens, seja num email, texto longo ou relatório.

#18. No final, leia seu texto em voz alta

E você vai perceber se há palavras sem muito sentido, palavras que faltaram ou que se repetem muito, expressões que não ficaram bem no texto, frases truncadas etc. ✔

Sucesso!

Abs,

Professora Flavia

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil