Figuras de Linguagem num deslize de revisão
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Por: Francisley D.
05 de Outubro de 2020

Figuras de Linguagem num deslize de revisão

No Currículo Paulista do Ensino Fundamental há um erro de revisão em uma habilidade específica da Língua Portuguesa.

Letras Gramática Dicas Geral

Estudando o Currículo Paulista para o Ensino Fundamental, encontrei um erro de revisão na página 187.

Referenciada na BNCC, p. 175, a habilidade específica de Língua Portuguesa EF67LP38 saiu no documento paulista como EF67LP8; apesar de não seguir o padrão (EF67LP08), pode causar alguma pequena confusão.

Gostei de saber que essa habilidade se dispõe a todos os campos de atuação, nas práticas de análises linguísticas e semióticas e tem como objeto de conhecimento as Figuras de Linguagem.

Em breve Comparação percebi que no Currículo Paulista as figuras não são nomeadas, como faz a BNCC ao escrever Personificação, por exemplo.

Também aparecem MetáforaMetonímia e Hipérbole.

Deslizes de revisão são comuns; bugs textuais causados pela Gente Máquina – na pandemia, produzidos aos trilhões.

Todo texto escrito precisa ser revisto. Algumas vezes tira-se um número e não acontece nada, em outras mudam-se histórias. Sobretudo em tempos de manipulação das linguagens, a consciência das análises linguísticas e semióticas são necessárias.

Além disso, essa ocorrência me levou à velha reflexão sobre normatização da escrita.

A BNCC fala em língua e norma-padrão:

“[...] os eixos de integração considerados na BNCC de Língua Portuguesa são aqueles já consagrados nos documentos curriculares da Área, correspondentes às práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica (que envolve conhecimentos linguísticos – sobre o sistema de escrita, o sistema da língua e a norma-padrão –, textuais, discursivos e sobre os modos de organização e os elementos de outras semioses).” p. 71.

Nessa perspectiva, quem zela pelas concepções normativas além da Escola? As Mídias, as Editoras, a Publicidade, A Política, O Mercado...

Outro dia recebi um anúncio da operadora de telefonia, via SMS.

Todas as palavras que devem seguir as normas de acentuação da língua-padrão, idealizada pelos currículos oficiais, não estão acentuadas (serie, musica, mes, pre, da, bonus).

Virou material de aula:

  • Qual é a importância dos acentos?

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