Econometria
Por: Francisco D.
29 de Abril de 2015

Econometria

Economia Econometria Estatística

Ragnar Frisch (economista norueguês, prémio Nobel da Economia em 1969   conjuntamente com o economista holandês Jan Tinbergen  , e um dos fundadores daEconometric Society), apresentou em 1936 ( Note on the term `Econometrics´ , Econometrica, vol. 4) a primeira definição consistente de Econometria. Trata-se de uma definição ampla ( ideal ), enunciada nos seguintes termos:  a Econometria é uma disciplina que visa estudar a aplicação da

 

 

Matemática e dos métodos estatísticos à análise dos dados económicos . O mesmo economista já afirmava, em 1933, o seguinte:  A experiência tem mostrado que cada um destes três pontos de vista, o da Estatística, o da Teoria Económica e o da Matemática, é condição necessária, mas não em si suficiente, para uma verdadeira compreensão das relações quantitativas na vida económica moderna. É a unificação dos três pontos de vista que é fecunda e constitui a Econometria  (Econometrica, Editorial, 1933).

Outra definição célebre deve-se a Samuelson (prémio Nobel em 1970), Koopmans (prémio Nobel em 1975) e Stone (prémio Nobel em 1984): A Econometria pode ser definida como a análise quantitativa dos fenómenos económicos, baseada na teoria e na observação, e utilizando os métodos de inferência apropriados .

Muitos outros autores têm apresentado definições de Econometria. Indicam-se mais três citações de econometristas proeminentes:

A Econometria pode ser definida como a ciência social em que as ferramentas da teoria económica, da matemática e da inferência estatística são utilizadas na análise de fenómenos económicos  (Goldberger).

 


A Econometria preocupa-se com a determinação empírica de leis económicas  (Theil).

A arte do econometrista consiste em procurar o conjunto de hipóteses que são suficientemente específicas e suficientemente realistas para permitir tirar o melhor partido dos dados disponíveis  (Malinvaud).

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil