
Economia e Finanças

em 03 de Abril de 2025
Ragnar Frisch (economista norueguês, prémio Nobel da Economia em 1969 conjuntamente com o economista holandês Jan Tinbergen , e um dos fundadores daEconometric Society), apresentou em 1936 ( Note on the term `Econometrics´ , Econometrica, vol. 4) a primeira definição consistente de Econometria. Trata-se de uma definição ampla ( ideal ), enunciada nos seguintes termos: a Econometria é uma disciplina que visa estudar a aplicação da
Matemática e dos métodos estatísticos à análise dos dados económicos . O mesmo economista já afirmava, em 1933, o seguinte: A experiência tem mostrado que cada um destes três pontos de vista, o da Estatística, o da Teoria Económica e o da Matemática, é condição necessária, mas não em si suficiente, para uma verdadeira compreensão das relações quantitativas na vida económica moderna. É a unificação dos três pontos de vista que é fecunda e constitui a Econometria (Econometrica, Editorial, 1933).
Outra definição célebre deve-se a Samuelson (prémio Nobel em 1970), Koopmans (prémio Nobel em 1975) e Stone (prémio Nobel em 1984): A Econometria pode ser definida como a análise quantitativa dos fenómenos económicos, baseada na teoria e na observação, e utilizando os métodos de inferência apropriados .
Muitos outros autores têm apresentado definições de Econometria. Indicam-se mais três citações de econometristas proeminentes:
A Econometria pode ser definida como a ciência social em que as ferramentas da teoria económica, da matemática e da inferência estatística são utilizadas na análise de fenómenos económicos (Goldberger).
A Econometria preocupa-se com a determinação empírica de leis económicas (Theil).
A arte do econometrista consiste em procurar o conjunto de hipóteses que são suficientemente específicas e suficientemente realistas para permitir tirar o melhor partido dos dados disponíveis (Malinvaud).