A importância da prática diária
Por: Felipe V.
05 de Outubro de 2016

A importância da prática diária

Desenho Teoria Cenário

Ao longo da minha vida como aluno e como professor, pude perceber algo que - por mais óbvio que pareça - tornou possível uma teoria ser comprovada. A eficiência do aprendizado de desenho (e acredito que qualquer outra especialidade) depende exclusivamente da prática constante das técnicas e conceitos aprendidos. 

É nítida a evolução de um aluno que possui uma determinação e disciplina as quais permitam que ele faça - ainda que por curtos períodos - treinos e mais treinos de tudo o que ele vai aprendendo em cada aula. Alunos que começam a estudar juntos, por mais que um deles tenha um pouco mais de facilidade em absorver o conteúdo, sairá na frente aquele que diariamente, como em um ritual, desenhe e desenhe. 

Sim, como disse, essa não é a descoberta da pólvora, mas ainda assim, por que alunos insistem nessa "autossabotagem"? Existem sim alguns fatores que vou tentar tratar aqui.

O primeiro deles é o ato de se criar um hábito. E criar esse hábito requer também uma certa disciplina. Uso "prática diária" porque realmente precisa ser todo dia. Principalmente logo após a aula, quando toda a informação está fresca na sua mente e você consegue fixá-la mais ainda. Para que isso aconteça, deve haver um preparo e uma organização das suas tarefas. Se você é um aluno novo, talvez uma nova reestruturação de sua rotina será necessária e isso significa abrir mão de atividades já estabelecidas no seu dia a dia. 

O segundo fator é o bloqueio gerado pelo novo aprendizado. No caso do desenho, a maior parte das pessoas que buscam aulas já costumavam a desenhar anteriormente e buscam nada mais do que aprender realmente os conceitos e técnicas dos profissionais. Então é comum essas pessoas perceberem que o caminho que usavam para desenhar estava "errado" (coloco entre aspas pois nenhum caminho é errado, mas deixo para falar disso em outra oportunidade) e com isso, percebem que o melhor mesmo será parar de desenhar e só voltar quando entender realmente como funciona. Esqueça isso! Uma coisa não elimina outra. Use o tempo que você tinha e os desenhos que já fazia para tentar colocar em prática os mesmos dentro agora desse novo panorama que lhe foi apresentado. 

O terceiro fator é o seu "habitat", a sua vida social propriamente dita. Somos sim bombardeados por informações, atividades, compromissos, obrigações, deveres... ufa. Como é que vamos encaixar pelo menos meia hora de prática de uma habilidade no meio desse cenário que parece mais o filme "Missão: Impossível"? E aqui vai um fator que complica mais ainda: o desenho exige concentração, foco. E fazer isso com celular vibrando do lado, tela piscando na frente, namorado(a), esposa(o), filhos disputando a sua atenção é realmente uma competição injusta e só um lado ganha (e não é o do desenho). É preciso sim reservar um momento só para isso. Não tem problema algum ser em lugares com movimento, mas que ao menos eles não gerem uma distração através de um pedido de atenção. Uma dica boa é você separar esse momento como se fosse uma meditação diária, onde você reserva meia ou uma hora somente para você e fica imerso na atividade. Tive alunos que desenhavam antes de dormir ou ao levantar pois o dia todo era muito comprometido. Isso não é fácil, mas também não é impossível.

A prática do desenho, mais do que uma necessidade, ela é um comprometimento de você mesmo com seu aprendizado. Se isso não for possível, não existem teorias ou técnicas que farão você acelerar ou otimizar seu desenvolvimento como desenhista. E olha que estou falando de práticas manuais. Nem citei o fato de se criar uma extensão de estudos através de livros e tutoriais na internet.

Pense nisso como uma dedicação pessoal consigo mesmo. Quase um ato de amor próprio (sem exageros) onde você se compromete a algo que realmente gosta (ou ama) e está disposto a fazer valer a pena. Abaixo, algumas dicas que podem contribuir ainda mais para isso:

- Compre ou improvise um caderno de rascunhos (sketchbook). Importante que ele seja seu novo "companheiro" e seja carregado por você onde for;
- Visite com tempo uma loja de materiais de desenho onde você se sinta confortável para perguntar ou pedir opiniões sobre materiais que gostaria de aprender antes de compra-los;
- Desenhe qualquer coisa que aparecer na sua frente ou permita-se esvaziar a cabeça para deixar a imaginação fluir livremente;
- Informe-se e envolva-se em grupos, foruns e coletivos de arte ou desenho, além de visitar museus e exposições para que isso sirva de motivação em praticar cada vez mais.

Finalmente, aproveite essa reflexão para se encontrar também. Veja se você está disposto a realmente estudar desenho ou ainda, ter isso como carreira. Seria só um hobby? Ou ainda, será que é algo assim que você estaria procurando? Você pode ler esse texto e se sentir comprometido, motivado ou ainda ficar desanimado. Qualquer leitura que fizer, que sirva ao menos para pensar mais a respeito e rever suas escolhas. Não existe certo ou errado quando a as coisas conspiram ao nosso favor, afinal, desenhar também é viver.

R$ 80 / h
Felipe V.
São Paulo / SP
Felipe V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Fundamentos de desenho artístico Técnicas de desenho artístico Desenho - Caricatura
Especialização: Gestão da Comunicação Integrada (Centro Universitário Senac)
Especialista em ilustração digital e Caricatura. Ensino do desenho básico até estilos avançados, a partir de 7 anos.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 6 de outubro de 2016

Great tips ! You are absolutely correct about choosing the right routines and habits to develope any new activity .
Practice makes perfect,right ? Bye,bye !

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 06 de Outubro de 2016

Sorry,there is a misprint in the previous comment : develop is the correct word ,ok ? Bye

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 06 de Outubro de 2016

Thanks! Actually, perfection is questionable, but the importance that stands out is the fact that student may make it worth studies and also do a self-analysis if this is really an investment.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil