Aprender é o Verdadeiro "Dom"

História da Arte Profissional
Aprender é o Verdadeiro "Dom"
Felipe Vitti
em 14 de Agosto de 2014

Olá a todos. Essa é a minha primeira publicação aqui no blog do portal Profes e meu objetivo é falar um pouco de ilustração (minha área), dicas de desenho, mercado e tirar quaisquer outras dúvidas que possam surgir dos leitores. Então sigamos em frente.

Uma coisa que ouço desde que eu era criança é a famigerada frase: "você tem um dom para desenhar" ou "isso é só pra quem tem dom mesmo", além de similares. Quem desenha provavelmente também ouviu algo parecido. Mas uma coisa é certa: todo mundo nasceu com alguma habilidade, seja ela de qual área ou especialidade for. Alguns descobrem cedo (meu caso), outros é uma questão de tempo. Mas o que quero tratar mesmo é essa frase sobre ter "um dom" e todo misticismo e as vezes até dogmas que criam em cima da mesma. 

Mas vamos com calma. Longe de mim começar qualquer tipo de debate religioso, pelo contrário, quero falar sobre pessoas primeiramente. Afinal, independente de dom ou de predisposição para alguma coisa, nada segue adiante sem um aprendizado. Explico melhor: de nada adianta você ter um dom para isso ou aquilo se você não fomenta o mesmo com estudo e prática.

Quando pessoas tocam nesse assunto comigo enquanto faço algum trabalho, geralmente pergunto de volta: "o que você faz? Qual sua profissão?". Muitas vezes são especialidades que nem passa por minha cabeça seguir, mas aí fecho com mais uma: "gosta do que faz?". Na maioria das vezes a resposta é honesta, um vibrante "sim". E é aí que comento: "então você também tem um dom". Diante por vezes de olhares confusos, explico logo em seguida que tudo que fazemos bem e gostamos, deve ser considerado um dom, principalmente se seguida a lógica dos comentários que recebi.

Desenhar para mim é algo tão natural quanto um médico diagnosticar uma doença, um matemático calcular ou até mesmo um motorista de caminhão dirigir. Eu (e todos os desenhistas ou profissionais que já ouviram essa frase do "dom") não somos melhor ou pior que ninguém. Somos iguais a todos que estão na profissão correta, pois amamos o que fazemos. Não me vejo fazendo outra coisa pois sempre gostei disso e estudei para tornar-me um profissional. E é aí que mora o segredo: estudar.

Quando comecei minhas primeiras aulas de desenho em 1991, eu sabia exatamente que era aquilo que queria fazer pelo resto da minha vida. E acertou quem pensou "estudar". Afinal, eu só cresço em minha profissão e enriqueço meu trabalho na medida em que conheço e estudo mais sobre técnicas, artes e comunicação. O "aprender" é que me move. Durante minha vida fiz vários cursos em diversas áreas (até aula de judô eu já tive quando criança) e todas as quais me empenhei e dediquei-me a fundo, além de terem sido as que eu mais gostei, foram as que eu aproveitei e tive resultados. Por exemplo, por volta de meus 14 anos eu fiz natação e gostei tanto que até me envolvi em competições. É que realmente o amor pelo desenho sempre falou mais alto.

O que quero dizer é que você é tudo aquilo que quer ser. Você faz as escolhas e você só vai ser bom naquilo que realmente amar e se dedicar. Por mais óbvio que essa conversa seja para algumas pessoas, outras não conseguem enxergar o fato de que para um ensino entrar em você, antes de mais nada você precisa "recebê-lo", aceitar aprender algo. Claro que existem professores e "professores", mas tudo depende do seu dom de aprender. De pegar as ferramentas que são dadas em aula sobre qualquer segmento e realmente absorver aquele conteúdo, inspirar o ensino e praticar muito, muito. Escolher uma profissão implica aprender sobre ela. Um profissional de sucesso não é aquele que nasce com o dom de sua profissão, mas com o dom de aprender.

Na próxima vez que for escolher algum curso, antes de selecionar seu professor, olhe para si mesmo. Analise o que quer, para que precisa. Se algo for feito por obrigação, você não vai aprender, pois criará um bloqueio, uma "expulsão" dos ensinamentos, afinal você não está alí para aprender, está fazendo algo que não é natural. Seja honesto primeiro com você, desperte seu verdadeiro dom do aprendizado. E no final, seja grato acima de tudo, por isso.

São Paulo / SP
Especialização: Gestão da Comunicação Integrada (Centro Universitário Senac)
Graduado em 2005 em Design de Multimídia e Pós graduado em Gestão da Comunicação integrada em 2013 (ambos cursos pelo Senac), estudo desenho desde 1991. Ao todo fiz 4 cursos: Desenho Artístico (realista), História em Quadrinhos (Heróis), Desenho Infantil (Cômico) e Caricatura. Trabalho na área de desenho e ilustração desde 1997, passando por pequenas e médias empresas, além de estúdios de Ilustração. Hoje presto serviços de criação e direção de arte para agências, editoras e departamento de mar ...
Arte Digital - Ilustração, Colorização Básica, Desenho - Pré-Vestibular, Desenho - Caricatura, Arte Digital - Técnicas de desenho artístico, Ilustração, Fundamentos de desenho artístico
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil