Como aprender inglês ouvindo música?
Por: Gabriele D.
24 de Junho de 2021

Como aprender inglês ouvindo música?

Dicas práticas para aproveitar esse momento de diversão e aprender o idioma

Inglês Geral Comprehension Cultura

Que dá pra aprender inglês escutando música, você já deve estar cansado de ouvir, né? Mas você sabia que existem algumas práticas que te ajudam a aproveitar ainda mais esse momento? Vou compartilhar aqui uma das minhas preferidas, que eu usei muito quando estava iniciando no inglês e que faço até hoje quando ouço uma música mais difícil de entender.

woman laying on bed near gray radio

1) Escolha uma música e a ouça ao menos uma vez, prestando atenção no que está sendo cantado (só ouvindo, sem olhar a letra ainda).

2) Pesquise a letra da música em algum site. Se você ouve a música no YouTube, por exemplo, muitas vezes ela já está na descrição do próprio vídeo. Ao fazer isso, você verá que provavelmente já conhecia várias das palavras que, ao ouvir num primeiro momento, você não havia entendido. Isso pode acontecer devido ao sotaque do cantor, pelo fato de ele cantar mais rápido do que você está acostumado a ouvir ou até mesmo devido a uma mudança na sílaba tônica da palavra. Sabia dessa? Às vezes, os cantores, não apenas no inglês, mudam a sílaba tônica de uma palavra dentro da música para que ela se encaixe melhor com o ritmo. Além disso, aproveite esse momento para pesquisar o significado das palavras que você são novas para você.

3) Ouça a música novamente, dessa vez ouvindo e acompanhando a letra para perceber como exatamente cada palavra é pronunciada. Você verá que agora fica bem mais fácil de entender.

4) Por via das dúvidas, para finalizar, eu me desafio a ouvir a música uma última vez - sem acompanhar a letra - para ver se consigo compreender tudo agora.

5) Para treinar sua pronúncia, sugiro também que vá pausando a música para repetir frases e/ou palavras que são cantadas.

Dica: escolha uma música da qual você goste, isso vai tornar a atividade mais divertida. E, se você é iniciante, dê preferência a músicas mais lentas pois elas serão mais fáceis de entender.

R$ 65 / h
Gabriele D.
Dois Irmãos / RS
Gabriele D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês VIP Inglês Online Inglês Profissional
Curso Livre: General English em Brighton, Inglaterra (Malvern House Brighton)
Professora de inglês qualificada para te ajudar a falar sem medo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil