Como memorizar novas palavras com mais eficiência?
Por: Gabriele D.
24 de Junho de 2021

Como memorizar novas palavras com mais eficiência?

Dicas práticas

Inglês Memorização Todos os níveis

1) IDENTIFICAR UMA PALAVRA NOVA PARA ADICIONAR AO SEU VOCABULÁRIO.

2) PESQUISAR PELA PRONÚNCIA E SIGNIFICADO DELA.

3) ESCREVER TRÊS FRASES COM A PALAVRA ESCOLHIDA.

4) LER EM VOZ ALTA AS FRASES E REVISA-LAS PELOS PRÓXIMOS DIAS.

Adicionar novas palavras ao nosso vocabulário não é uma tarefa fácil. Somos constantemente bombardeados com novas informações através de diferentes meios e precisamos fazer um belo esforço para processar isso tudo.

A dica que trouxe hoje é algo que faço como forma de estudo para melhorar meu vocabulário. Isso varia um pouco de pessoa para pessoa, mas em geral escrever o que aprendemos ajuda na memorização. Além do mais, é sempre bom ter conteúdos anotados para consultar nos momentos de dúvida.

Seguindo os passos acima, você pesquisa, ouve, escreve e, principalmente, pratica. São várias formas diferentes de estudo, concorda? É justamente isso que ajuda você a efetivamente aprender algo novo. Existem estudos apontando que estudar de maneiras diferentes ativa diferentes partes do nosso cérebro, o que faz com que ele crie conexões mais fortes e consiga armazenar as informações mais importantes. Os processos lógicos de compreender os fatos (ou seja, como escrever a palavra, como pronuncia-la) ativam o lado esquerdo do cérebro. Já o seu lado direito é ativado em processos mais imaginativos. Para montar frases você precisa pensar uma situação ou contexto, logo, precisa usar sua imaginação.

Você concorda comigo que não basta apenas conhecer uma palavra, mas também saber como usá-la em determinado contexto? Sabendo como fazer isso fica mais fácil você se lembrar dela. Nesse sentido, há diversos estudos indicando que o aprendizado - não só do inglês, mas em geral - é mais efetivo quando o aluno coloca em prática o que estudou, quando ele consegue aplicar isso à sua vida e visualizar seu uso. Esse é, inclusive, o assunto que estou estudando na faculdade agora: é preciso participar ativamente do processo de estudo para que ele seja mais proveitoso.

O que podemos concluir? Quanto mais áreas do nosso cérebro estimularmos ao aprender um novo conceito e quanto mais o praticarmos, melhor será o aprendizado. Primeiro você vê como se escreve e pronuncia a palavra. Depois, você pratica seu uso criando frases e pratica sua pronúncia ao ler elas em voz alta. Por fim, sugiro que as revise dentro de alguns dias para garantir que compreendeu o que estudou.

R$ 65 / h
Gabriele D.
Dois Irmãos / RS
Gabriele D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
ESL English (Inglês como segunda língua) Inglês para Fluência Gramática em Inglês
Curso Livre: General English em Brighton, Inglaterra (Malvern House Brighton)
Professora de inglês qualificada para te ajudar a falar sem medo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil