10 Maneiras de começar uma redação dissertativa
Por: Guilherme L.
10 de Outubro de 2019

10 Maneiras de começar uma redação dissertativa

Existem muitas formas de introduzir o mesmo tema, basta ter criatividade

Redação Geral Correção de redação Como fazer uma boa redação Vestibular Ensino Médio A distância Assuntos que mais caíram no ENEM Dícas para uma boa redação Professor Particular Preparação para o vestibular Redação nota 1000 Dicas Redaçãonota1000 Redação perfeita Modelo

10 Maneiras de começar uma redação dissertativa

 

Começar uma redação dissertativa talvez seja a parte mais difícil do trabalho. A primeira frase costuma dar o tom de todo o resto do texto, por isso deve causar impacto. Tanta responsabilidade acaba travando alguns estudantes!

Porém, você não precisa se preocupar. Os modelos a seguir podem ser um bom auxílio para os momentos em que falta criatividade. Confira.

 

Estes exemplos de introdução não devem ser encarados como um manual. Quem decide qual é a abertura mais adequada para a redação é, justamente, quem a escreve. O tema e as informações disponíveis podem exigir soluções diferentes. Ou seja, utilize as sugestões abaixo como fonte de inspiração.

 

  1. Argumento básico

A violência doméstica destrói o seio familiar. É improvável que uma criança cresça mentalmente saudável e equilibrada, quando observa a mãe sendo espancada regularmente pelo pai. O pequeno se torna incapaz de esperar carinho e respeito de outros adultos.

  1. Contraponto de posicionamentos

A reforma trabalhista flexibilizou a relação entre patrões e empregados. Agora, há mais liberdade para definir as condições de um contrato. Por outro lado, abriu-se espaço para a precarização das atividades laborais, caso o empregador haja de má-fé. A polêmica está longe do fim.

  1. Definição do tema

A Internet das Coisas é a rede interligada de sensores e equipamentos que se comunicam entre si. Os chamados dispositivos inteligentes fornecem estatísticas em tempo real e podem prever soluções para problemas. Porém, cabe questionar a eficiência dessa tecnologia.

  1. Estatísticas

A cada 28 horas, um homossexual morre por agressão no Brasil. A estimativa, divulgada pelo Grupo Gay da Bahia, alerta para a necessidade de criminalizar a homofobia. Do contrário, mais gente pode continuar morrendo apenas por ser quem é.

  1. Citação

“Infeliz a nação que precisa de heróis”, disse o dramaturgo alemão Bertold Brecht. Num país tão corrupto e desigual como o Brasil, é natural a população procure figuras messiânicas, capazes de salvar a nação do abismo. O problema é tomar políticos radicais como possíveis redentores.

  1. Oposição a uma ideia

Muitos estudantes dizem que começar uma redação dissertativa é difícil. Eles culpam a falta de ideias ou a complexidade dos temas. Há que se discordar com essa postura. Quem defende o fim da dissertação argumentativa precisa apenas de mais treino.

  1. Narrativa

A mãe revira a terra seca com uma enxada. Dentro da casa de pau-a-pique, a criança chora de fome. Porém, não há mais o que colher na horta. Faz quatro anos que não chove. Parece cena de “Os Sertões”, mas acontece ainda hoje, devido ao descaso das autoridades.

  1. Alusão à História

Desde os anos 1970, o Brasil não era tomado por tanto conservadorismo. Enquanto o Congresso trabalha para tolher liberdades individuais, os posts do Facebook destilam ódio às minorias políticas. Nesse ritmo, não tarda muito para o governo instituir um novo A.I. 5.

  1. Questionamento

Quais são os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, nas ruas do país? Será que videntes se preocupam com os obstáculos enfrentados por um cego? Um cadeirante consegue circular, livremente, de uma calçada à outra? Precisamos falar mais sobre essa problemática.

  1. Referências atuais

A epidemia de zika de 2015 foi controlada, mas deixou como sequela uma geração de bebês com microcefalia. Dengue e chikungunya continuam a amedrontar os brasileiros. Há, ainda, o risco de o Aedes aegypti transmitir outras doenças importadas do continente africano. Já passa da hora de exterminar esse mosquito.

Que tal começar uma redação dissertativa utilizando um desses formatos?!

R$ 50 / h
Guilherme L.
São Paulo / SP
Guilherme L.
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Coesão em Redação Redação de Preparatório Redação - texto dissertativo-argumentativo.
Curso Livre: Curso de Capacitação de Professores Particulares (Profes )
Tenha aulas de Redação eficientes para a redação, concursos, Fuvest e ENEM (5 competências, dicas, planejamento de estudos, estímulo à escrita).
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil