Entendendo as 5 Competências do ENEM
Guilherme L.
em 07 de Outubro de 2019

5 Competências do ENEM explicadas de uma forma mais simples: 

1. Domínio da língua: escreva a norma culta. Não significa palavras difíceis nem frases complicadas. Grafe as palavras como manda o dicionário. Nada de brincadeirinhas que a gente faz na internet. Respeite a concordância, a regência, a pontuação, as flexões de verbos e nomes, o emprego e a colocação de pronomes — do jeitinho que você aprendeu na escola, aplicou nas provas e exercícios, lê em jornais, revistas e livros. Nada de mais.
 
2. Compreensão do tema: entenda a ordem. Se o enunciado for “por que descriminar a maconha”, fale dos porquês (uso medicinal, redução do tráfico, diminuição da violência, maior controle). Não enrole. Rondar o tema sem chegar ao núcleo pode anular a prova. Se você, por exemplo, dissertar sobre os riscos da maconha para a saúde, fugirá do tema. Adeus!
 
3. Seleção e organização dos argumentos: o Enem exige dissertação. Quem disserta defende um ponto de vista. Faça um plano. Busque ideias, citações, exemplos pra sustentar sua tese. Não dê chance ao azar. Se você apresentar poema, conto ou crônica, já era.
 
4. Coesão: palavras, orações, períodos, parágrafos não ficam soltos no texto. Uns conversam com os outros. A língua oferece recursos pra ligá-los. Às vezes, a sequência das ideias dá conta da coesão. Outras vezes, preposições, conjunções, pronomes, partículas de transição fazem o texto parecer uma equipe, não um monte de jogadores soltos, perdidões. Compare estes enunciados:Os meninos foram ao hospital visitar o amigo. O supermercado estava lotado. O que uma frase tem a ver com a outra? Nada. Quem escreveu os períodos sonegou informações. Vamos devolvê-las. Com elas, os enunciados ganham coesão: Os meninos foram ao hospital visitar o amigo. Pararam no caminho para comprar frutas. Mas desistiram. O supermercado estava lotado.
 
5. Proposta de solução: o texto deve ser escrito na 3ª pessoa. Não dê a vez ao pronome eu. E, no final, proponha uma intervenção social pra resolver o problema. Seja abrangente. Convoque o governo, o Congresso, o Judiciário, a escola, a família, a Igreja, ONGs para atingir o objetivo.




Adaptado de https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/especial-enem-2017/preparacao/2017/10/30/noticia-preparacao-euestudante-enem2017,637296/o-enem-esta-logo-ali-mas-nao-se-desespere-para-alcancar-a-excelencia.shtml
São Paulo / SP
Curso Livre: Curso de Capacitação de Professores Particulares (Profes )
Redação e Gramática Correção de Trabalhos Acadêmicos Coerência em Redação Redação nas Normas ABNT Redação e Literatura Redação - texto dissertativo-argumentativo. Interpretação de textos
Tenha aulas de Redação dinâmicas e eficientes para a redação Fuvest e ENEM (5 competências, dicas, planejamento de estudos, estímulo à escrita).
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Guilherme L. Whatsapp do professor Guilherme L. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 24 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil