TEMA: MOBILIDADE URBANA
Por: Guilherme L.
09 de Outubro de 2019

TEMA: MOBILIDADE URBANA

Uma seleção de filmes interessantes para dar suporte aos argumentos

Redação

Fiz uma seleção de referências interessantes de filmes sobre o tema da mobilidade urbana. Recomendo que assistam e façam anotações. 

Uma frase interessante para a ideia de se repensar as cidades: 
"A liberdade de fazer e refazer nossas cidades é um dos mais preciosos, porém negligenciados dos nossos direitos humanos" (Antônio Risério).

We are Traffic!
Sinopse: Documentário que narra o início do movimento conhecido como Massa Crítica em San Francisco, durante 1992 e nos anos seguintes. Por um lado, We are Traffic! mostra o início de um movimento que desafia a hegemonia do automóvel, propondo a bicicleta como alternativa de mobilidade, e, por outro, apresenta uma análise da Massa Crítica, que desafia a própria noção do que deve ser um movimento político e como funciona.
Filme: https://www.youtube.com/watch?v=m4Gcd2NIzfU

Contested Streets
Sinopse: O documentário explora a história e a cultura das ruas de Nova York desde os tempos pré-automóvel até o presente. Esta análise permite uma compreensão de como a cidade - embora o mais bem servida por transporte de massa nos Estados Unidos - renunciou lentamente o que era uma rica concepção multi-dimensional da rua como espaço público para dar lugar a uma mentalidade que prioriza o movimento rápido de carros e caminhões. Central para a história é uma comparação de Nova York com Londres, Paris e Copenhague. Nova York, embora para muitos a cidade mais vibrante e dinâmica na Terra, ainda tem lições a tirar da Velha Europa.
https://vimeo.com/26396887

Perrengue - O desafio da mobilidade em São Paulo
País: Brasil
Ano: 2013
Diretor: Murilo Azevedo
Sinopse: Perrengue nasce da indignação com o problema que virou marca registrada da cidade de São Paulo: o trânsito. No documentário, quatro personagens de pontos distintos da região metropolitana apresentam os próprios dramas diários. Superlotação, estresse e perda de tempo. Além da rotina de uma cidade em plena crise de mobilidade, Perrengue discute a formação da metrópole, o papel do carro no planejamento urbano das grandes cidades brasileiras e os interesses por trás da promoção de um modelo de transporte insustentável.
Filme: https://www.youtube.com/watch?v=o53FSMNfDio

Portland: Celebrating America's Most Livable City
País: EUA
Ano: 2007
Diretor: Clarence Eckerson Jr.
Sinopse: Documentário mostra por que Portland é considerada a melhor cidade dos Estados Unidos para se viver. A cidade conta com um sistema eficiente de transporte coletivo, baseado em bondes modernos (VLTs) e ônibus, com importante integração modal, e políticas públicas para pedestres, ciclistas e traffic calming.
Filme: https://vimeo.com/12500173


Entre Rios
País: Brasil
Ano: 2009
Diretor: Caio Ferraz
Sinopse: Faz um resgate histórico da importância dos rios no nascimento da cidade, mostra os impactos da chegada das estradas de ferro e detalha os problemas sanitários e o plano de urbanização pelo qual a cidade passou na década de 50, quando os rios passaram a ser considerados um obstáculo ao desenvolvimento e muitos viraram avenidas.
Filme: https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc

R$ 50 / h
Guilherme L.
São Paulo / SP
Guilherme L.
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ajuste de Redação à ABNT Redação para Preparação para Enem Redação para Concurso Público
Curso Livre: Curso de Capacitação de Professores Particulares (Profes )
Tenha aulas de Redação eficientes para a redação, concursos, Fuvest e ENEM (5 competências, dicas, planejamento de estudos, estímulo à escrita).
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil