
Tocando as Cordas da Vida: Os Benefícios da Música

em 10 de Março de 2024
Os blocos de construção de qualquer tipo de música para guitarra são os acordes. Parte do que dá à música country seu som vem da abundância de acordes maiores abertos e acordes de sétima que aparecem em muitas músicas do gênero. Enquanto um acorde maior é composto da 1ª, 3ª e 5ª notas de qualquer escala para criar um tom alegre, os acordes de sétima seguem a mesma fórmula e alinham a 7ª nota em uma determinada escala para dar a um acorde maior uma torção distinta. Apenas uma sétima nota adicionada pode dar a um acorde maior padrão uma sensação de tensão e movimento que é comumente ouvida em muitas músicas country. E, claro, para as canções country mais tristes, um acorde menor aberto aqui ou ali é necessário.
Confira alguns desses acordes de guitarra country comumente usados e aprenda um pouco mais sobre a teoria por trás deles, bem como acordes complementares que você pode usar para construir suas próprias progressões de acordes. Aqui estão 5 acordes country clássicos para você começar:
Se você já os domina, acrescente uns 7 acordes para mudá-los!
Palhetada e uma infinidade de técnicas de palhetada são outro pilar do gênero country. Alguns dependem do uso de uma palheta de guitarra, enquanto outros abandonam a palheta e confiam na palheta digital para uma abordagem mais ágil que permite aos guitarristas bater várias cordas em rápida sucessão.
Embora haja uma infinidade de estilos de palhetada diferentes, existem algumas técnicas de palhetada de guitarra country que podem ajudá-lo a aprimorar suas habilidades.
A punção digital usa os três dedos e um polegar para escolher cada corda com precisão. Com o toque do dedo, o polegar toca as três cordas mais graves (E, A e D) e as dedilha com um movimento para baixo. Por outro lado, os outros três dedos são atribuídos às suas próprias cordas específicas e dedilham-nos em um movimento ascendente da seguinte forma:
Dedo indicador (corda G) Dedo médio (corda B) Dedo anular (corda E aguda)
Travis Picking é um tipo de palhetada com o nome do guitarrista Merle Travis, um pioneiro do Country e Western que escreveu e executou a versão original de "Sixteen Tons", popularizada por Tennessee Ernie Ford. a diferença é que o dedão dedilhada alterna entre as duas cordas mais graves e um acorde.