Ansiedade:
Por: Haricya M.
20 de Junho de 2021

Ansiedade:

Até onde é normal e quando começa ser patológica?

Psicologia ansiedade na clinica Atendimento em transtornos de ansiedade ansiedade Psicologia Psicopatologia Minicursos Aulas De Reforço

É bem comum escutarmos "sou ansiosa demais", "não aguento esperar muito tempo", "minha vida é corrida demais". Tudo isso é reflexo da rotina da qual tem se submetido, mas o que é ansiedade pra você? Reflita um pouquinho. Cada pessoa tem uma visão ou impressão diferente sobre todas as coisas reais ou irreais, sendo positiva ou negativa. E assim repito a mesma pergunta: O que é ansiedade pra você?

A literatura define ansiedade como sendo um sentimento, uma resposta natural do corpo advinda de uma situação de alerta, seja esta interna (pensamento) ou externa (ação ou reação diante de um perigo). Assim como a alegria, tristeza ou raiva, a ansiedade serve para que a pessoa possa identificar a situação em que está vivendo no momento. Sendo assim, diante de uma situação de perigo o corpo reage de 3 (três) formas: LUTA, FUGA ou PARALISAÇÃO, (lembrando que cada pessoa reagirá diferente mesmo em situações parecidas).

Com isso pode-se perceber que parte das situações advindas da ansiedade é considerado normal na visão clínica. "Então eu tenho que sofrer por ansiedade?" Não. Apesar de ser uma reação natural, as vezes o cérebro pode entender como se precisasse enviar sinal de alerta e novamente o corpo reage como se precisasse lutar, fugir ou paralisar. As reações mais observadas são coração acelerado, respiração ofegante, suor/calafrio, tremor, mas também acontece dilatação da pupila, diversos hormônios como adrenalina e cortisol, são disparados.

E você sabe qual o principal gatilho para isto acontecer? O pensamento. Este é imperceptível e veloz. Rapidamente vem e vai, no entanto, deixa rastros, causando diversas reações no corpo. Esses pensamentos podem ser afirmações ou crenças que limitam e que por algum motivo lhe ferem. Identificá-los é importantíssimo, para que possa superar.

Mas até onde é normal sentir ansiedade? Sempre que conseguir continuar com a rotina de forma que esta NÃO venha atrapalhar no andamento das suas tarefas, é normal. Por outro lado, quando começa agravar, isto é, quando o corpo frequentemente apresenta essas reações, quando a rotina se torna impossível ou quando nada faz mais sentido é importante procurar ajuda profissional.

Existem algumas ações que podem amenizam a ansiedade: Viver uma vida com maior qualidade, buscar o autoconhecimento na Psicoterapia, utilizar a técnica de Meditação (atenção plena) para controlar os impulsos do corpo e da mente, realizar exercício físico regularmente, para que o seu próprio corpo regule os hormônios no corpo, entre outras ações.

Portanto, observe seu corpo, suas emoções, o que pode continuar na rotina e o que precisa dar um basta. De fato, nossa mente tem capacidade suficiente para transformar nossa qualidade de vida. E lembre-se é normal sentir ansiedade, mas é importantíssimo observar a frequência e a potência com que isso acontece e veja se é bacana continuar assim ou se é melhor buscar ajuda psicológica para sanar a dor.

Haricya Savannah Xavier dos Santos Martins Silva
Psicóloga Perinatal e da Saúde da Mulher
CRP-03/17326

R$ 65 / h
Haricya M.
Teixeira de Freitas / BA
Haricya M.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 2 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicologia Grupal Atendimento na Psicologia Psicologia Hospitalar
Especialização: Ciencias da Saude - Saúde da mulher (IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais)
Professora de curso para gestantes / mães ou alunos de psicologia de forma ética, científica e prática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil