Você sabe o que é sentimento de inseguranca?
Por: Haricya M.
18 de Junho de 2021

Você sabe o que é sentimento de inseguranca?

Psicologia Supervisão clinica Abordagem Centrada na Pessoa Online Psicologia Introdução à Psicologia Passar De Ano Aconselhamento psicológico Depressão Orientação De Estudos Psicopatologia Jung trabalhos acadêmicos Sentimento Inteligência Emocional Saúde mental materna

Você sabe o que é o sentimento de insegurança? Então, antes de esclarecer quero abrir dois pontos importantes: O primeiro é explicar dois conceitos: emoção e sentimento. E o segundo é classificar as emoções em dois grupos: Primários e secundários, para só então falar sobre o sentimento acima citado. Espero que esteja claro, mas caso fique alguma dúvida estarei a disposição para responder. 

Partido da diferença entre emoção e sentimento, é possível identificar a causa do possível problema. A emoção vem do latim emovere que pode ser traduzida como “energia” e “movimento” e é uma resposta natural do corpo, ou seja, um conjunto de respostas químicas e neuronais, a alguma situação que pode estar ocorrendo no ambiente externo. Um exemplo: É o medo que uma pessoa sente quando vê um animal feroz. Mas também é possível desencadear o medo através dos pensamentos: “Será que tranquei a porta quando saí de casa?”

Já os sentimentos são as respostas a essas emoções. Como assim? É o sentimento por traz daquela emoção. Explicando melhor, suponhamos que você tenha se deparado com aquele animal feroz, a resposta natural é o medo e ação por traz desta emoção pode ser: Lutar, fugir ou paralisar. Mas os sentimentos por detrás pode ser ansiedade, insegurança...: “Será que dou conta de lutar? Será que dou conta de fugir?” Ou simplesmente paralisar sem saber para onde ir. Sentimento ainda pode ser definido, segundo o dicionário como sendo o ato de sentir. É a sua percepção individual sobre a situação vivida. 

Para ficar claro, nós seres humanos, segundo Paul Ekman, psicólogo Norte temos sete emoções básicas (isto é, Primárias), estas são: Alegria; Tristeza; Medo; Nojo; Surpresa; Raiva; Desprezo. E estas dão as expressões faciais mais comuns que conhecemos. Destas emoções primárias que surgem as emoções secundárias: ansiedade, insegurança, admiração, alívio... E todas estas podem ser positivas, negativas e neutras (assim como foi falado referente as respostas do medo).

Pois vivenciar essa emoção (MEDO) provoca uma sensação de grande tensão e preocupação com a própria saúde e segurança. Sendo assim, sentir-se inseguro é a forma que o seu corpo encontra de lhe informar que você está passando por uma situação de perigo. 

Aqui dei exemplos grandes, mas que encaixam a situações simples do dia a dia como por exemplo: Falar em público, pedir um aumento, vivenciar a pandemia, estar em situação de violência, medo de perder o emprego, vivenciar estados de vulnerabilidade: como pobreza e fome, e assim vai... 

Em todo caso é importantíssimo vivenciar essas emoções e sentimentos, pois sem eles não conseguiríamos expressar-nos para os outros, nem tão pouco identificar o que está acontecendo conosco e como sair de uma situação de perigo. Algumas pessoas não conseguem identificar sozinhos e para isto é necessário pedir ajuda. 

Portanto é necessário conhecer-se para identificar se está passando por um medo real ou irreal, ou até se há algum pensamento, referente questões do passado ou projeções futuras que estão atrapalhando a sua rotina. Em casos dos quais não consegue identificar sozinho, busque apoio emocional e profissional.  

E se você leu até o fim deixa um ❤️. 

Haricya Savannah Xavier dos S Martins Silva
Psicóloga Perinatal e da Saúde da Mulher 
CRP - 03/17326

R$ 65 / h
Haricya M.
Teixeira de Freitas / BA
Haricya M.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 2 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Jung Atendimento em transtornos de ansiedade Psicologia - PNL
Especialização: Ciencias da Saude - Saúde da mulher (IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais)
Professora de curso para gestantes / mães ou alunos de psicologia de forma ética, científica e prática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil