Projeto Ara - O smartphone modular (Phonebloks)
Por: Henrique R.
21 de Novembro de 2014

Projeto Ara - O smartphone modular (Phonebloks)

Informática Geral Ajuda

O Projeto

O Projeto Ara, é um projeto de celular modular do Google, que pode chegar ao mercado já em 2015. Google realizará a primeira conferência dedicada ao smartphone modular em abril.

Pretende-se criar uma tecnologia de smartphone que possa ser montado em partes, de modo que o próprio usuário possa incrementar o aparelho conforme suas necessidades – câmera com melhor resolução, processador mais potente, sensores de digitais, entre outros componentes opcionais. 

Ao mesmo tempo, o projeto pretende criar smartphones baratos o bastante para serem vendidos em países ainda de fora do mercado central de tecnologia móvel. Segundo Google, o número pessoas que ainda não têm um smartphone chega a 5 bilhões, por isso a busca por um preço baixo. Techtudo

O Google liberou um documento de 81 páginas com informações bastante técnicas sobre conexões, circuitos e outras especificações do aparelho. 

Módulos

O Ara vai possuir 3 tamanhos diferentes: pequeno, médio e grande. O tamanho é definido por uma carcaça principal, conheciada como Endo, e é nela que os vários módulos serão conectados, com a ajuda de ímãs. E quanto maior o Endo, mais módulos você poderá incluir.

O tamanho dos módulos é limitado pela linha vertical (espinha) e pelas linhas horizontais (costelas) do Endo.

Nem todos os módulos serão compatíveis com todos os tamanhos de Endo. O quadrado 2×2, por exemplo, não cabe em uma carcaça do tipo mini: como ele possui uma espinha no meio, só é possível encaixar módulos 1×1 e 1×2. Já o menor módulo, 1×1, não pode ser usado no Endo grande. 

Será possível encaixar vários tipos de módulos, incluindo componentes que encontramos em qualquer smartphone, como câmeras, baterias, telas e alto-falantes. Também dá para colocar peças para necessidades mais específicas, como um oxímero de pulso para medir a quantidade de oxigênio no sangue ou uma câmera térmica; esses componentes podem inclusive ficar para fora dos limites da carcaça ou formar um calombo.

Talvez o funcionamento dos módulos de bateria seja o mais interessante. Você não precisa se limitar a apenas uma bateria: o Google diz que os usuários do Ara poderão ligar o aparelho com várias baterias conectadas. Ou seja, será possível aumentar a autonomia e ainda trocar uma bateria descarregada por outra cheia sem desligar o aparelho — quando uma delas for removida, a outra trata de manter o smartphone funcionando.

A traseira dos módulos pode ser personalizada para o gosto de cada proprietário; anteriormente, o Google já havia mostrado peças com traseiras de diferentes cores e estampas. O Google afirma que os módulos serão vendidos em uma “loja online usando uma ferramenta que facilita as escolhas do usuário e auxilia no processo de configuração” — podemos imaginar algo como uma Play Store de câmeras, baterias, processadores e o que mais a tecnologia permitir. TecnoBlog

 

Assista aqui o vídeo apresentando o conceito de: Phonebloks

Site do Projeto AraProject Ara

 

2014-04-10 14:11:24

R$ 60 / h
Henrique R.
Santos / SP
Henrique R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Informática Geral - Photoshop Google Apps for Work
MBA: Gestão de Projetos (MBA-Gestão de Projetos com ênfase no PMI)
Estude comigo Informática Geral, Excel, Desenvolvimento Web, SEO, Redes Sociais
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil