A pirâmide de Maslow e o desejo humano
Por: Hugo A.
13 de Julho de 2020

A pirâmide de Maslow e o desejo humano

Como identificar as próprias necessidades para encontrar a felicidade

Administração Administração de Empresas Curso superior Ensino Superior Gestão de Pessoas Administração Geral Recursos Humanos Empreendedorismo

Todos os dias, do acordar ao deitar-se, desejamos coisas. O surgimento de necessidades e vontades é natural ao ser humano e não há nada de errado com isso, afinal buscar supri-las significa assegurar a própria sobrevivência ou ainda, encontrar propósito para a própria vida. O problema surge quando queremos alguma coisa, mas não sabemos exatamente o quê. Com isso, há uma busca caótica por objetos, produtos, compromissos, pessoas e até eventos que possam saciar nossos anseios. Não seria melhor, portanto, compreendermos melhor como o nosso mecanismo de desejos funciona para buscarmos o que pode nos suprir de verdade ao invés de simplesmente buscar coisas de forma aleatória?

Buscando compreender nosso mecanismo de necessidades, Abraham Harold Maslow, um psicólogo norte americano, dedicou sua vida a pesquisar e documentar o funcionamento da satisfação humana e, nos anos cinquenta, desenvolveu uma teoria que veio a alcançar fama mundial e ser considerada como um dos maiores alicerces acadêmicos na teoria da administração, especificamente no campo da motivação humana.

Representada por uma pirâmide (a chamada pirâmide de Maslow), a Hierarquia das necessidades é a teoria que descreve graficamente uma série de níveis, da base ao topo, cada qual com seu rol de elementos simbolizando as necessidades e anseios mais requisitados pelo ser humano. De acordo com a teoria de Maslow, à medida que uma pessoa conquistasse os desejos presentes em um nível da pirâmide, passaria inconscientemente a desejar elementos do nível superior, como que uma “evolução” de sua vontade. Os desejos tornar-se-iam mais complexos e abstratos, saciados somente pelo próximo nível da pirâmide. Ao galgar consecutivos degraus da pirâmide até o topo faria com que essa pessoa alcançasse um grau de satisfação próximo da plenitude em vida. Em outras palavras, compreender e aplicar os conceitos de Maslow faria uma pessoa administrar e buscar a própria felicidade de uma forma eficaz e pessoal.

Em sua teoria básica, Maslow descreve sua pirâmide como dotada de cinco níveis:

 

 1)  No primeiro nível encontram-se as necessidades fisiológicas. Estas representam todas as necessidades envolvendo o corpo humano, assegurando sua sobrevivência física. Fazem parte desse grupo as necessidades de respiração, sono, de comida, água, sexo, excreção e todas as necessidades envolvendo a homeostase (ou conforto corporal, como humidade, temperatura etc.)

 

2)  O segundo nível compreende necessidades de segurança, ou seja, aquelas que já ultrapassam o conceito de sobrevivência e tratam da questão de tranquilidade e estabilidade. Estão presentes aqui as necessidades de um lar, segurança, garantias trabalhistas (como um salário fixo mensal), saúde (planos de saúde), salvaguarda de familiares e entes queridos e todo o rol de vontades envolvendo acúmulo de bens e propriedades. Uma pessoa que já não teme pela própria sobrevivência irá buscar inconscientemente este nível.

 

 3)  Este terceiro nível abarca as necessidades de relacionamento. Assim, neste nível estão inseridos todos os clubes, fraternidades, comunidades, famílias, equipes e demais conjuntos sociais. Além disso, todos os romances, paixões sociais, namoros, noivados, casamentos e relacionamentos amorosos também pertencem a este nível. Como podemos perceber, a formação das sociedades deve-se a este nível.

 

4)  O quarto nível ou nível da estima compreende a necessidade de respeito, orgulho próprio, estima e destaque social. Aqui não basta ter amigos, passa-se a desejar a admiração deles, assim como não basta um relacionamento amoroso se não houver respeito e admiração do(a) companheiro(a). A palavra de ordem aqui é destaque: deseja-se ser especial aos olhos dos demais.

 

 5)  Neste quinto e último nível da pirâmide, chegamos ao topo da necessidade humana: a realização pessoal. Aqui estamos lidando com os elementos motivacionais mais sutis, como a realização de um sonho, a descoberta da própria vocação, o mérito por resolver problemas, o exercício de um dom ou talento, a defesa dos próprios valores morais, a expressão da própria personalidade e a liberdade de poder ser você mesmo de forma saudável. Este é considerado o nível mais difícil de ser alcançado pelo fato de ser cumulativo com os demais níveis, ou seja, para que se almeje os elementos do quinto nível, os quatro anteriores deveriam ser conquistados anteriormente, o que na prática, constitui um cenário, se não utópico, extremamente improvável sem os devidos foco e planejamento.

 

Embora Maslow explique a tendência de nossas necessidades, podemos nos perguntar por que tantas pessoas que já conquistaram vários níveis da pirâmide não se consideram felizes. Quando internalizada, a teoria pode sim explicar de forma simples e clara o porquê de tantas pessoas possuírem muitos recursos e bens e, apesar desse feito, não serem felizes, ou ainda, porque algumas pessoas, apesar de pobres, não deixam de sorrir.

Um fator que deve ser avaliado na modernidade é o advento das mídias sociais e seu caráter comparativo. Hoje, as pessoas não observam tanto suas reais necessidades enquanto aspectos de sua própria individualidade, pois as novas mídias comparam os “perfis” com o de outras pessoas de gostos “melhores”, carros mais caros, mais dinheiro, mais beleza, mais “seguidores” e isto pode criar ao expectador da plataforma uma sensação de inferioridade e uma obsessão muito perigosa ao desejar o que o outro possui apenas por comparação e não por real desejo ou necessidade.

Compreender Maslow é aceitar a própria personalidade e entender que a prioridade mais saudável em vida é encontrar o que verdadeiramente preenche e não o que aparentemente preenche o outro. Aliás, podemos dizer que as mídias sociais são um reflexo da necessidade brutal que algumas pessoas têm de alcançar o quarto nível da pirâmide. Suas inseguranças muitas vezes as fazem escolher e agir de maneira não sincera consigo mesmas e adotar personas dolorosas apenas para serem aceitas. Por isso, reconhecer e ser grato pelo que se possui é fundamental para olhar adiante e identificar quais elementos desejados para o futuro de fato farão positiva diferença à pessoa. Não apenas isto, mas a ordem como esses elementos são conquistados pode ser fator decisivo para se alcançar a felicidade.

Proponho o seguinte desafio: desenhe sua própria pirâmide de Maslow e renomeie com seu próprio nome. Identifique os elementos que já possui, destaque e separe cada nível, marque quais níveis já foram conquistados e encontre o próprio nível a ser alcançado. Esta atividade pode funcionar como uma bússola para o futuro e levar a uma reflexão fundamental: o que eu verdadeiramente quero para a minha vida?

Uma ótima semana e até a próxima!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil