O que é essa Teoria das Inteligências Múltiplas?
Por: Sylvia S.
20 de Junho de 2019

O que é essa Teoria das Inteligências Múltiplas?

"Se avaliarmos um peixe por sua capacidade de subir em árvores, ele será sempre um idiota" - Albert Einstein .

Inglês Conversação Básico Gramática Intermediário Avançado Ensino Médio Todos os níveis Ensino Fundamental Adolescentes Tradução Geral Profissional ingles para todas as idades Inglês para viagem Inglês para negócios Inglês para Terceira Idade Inglês para Turismo Fluência Lapidação de pronúncia e obtenção de fluência oral/auditiva Aquisição de fluência

Considerar as múltiplas inteligências durante o aprendizado do idioma, tanto para crianças, quanto para jovens e adultos, é um dos principais diferenciais da nossa metodologia bilíngue. Hoje, vamos entrar a fundo neste assunto, explicando como fazemos e o porquê desta teoria ser tão importante.

 

Na década de 80, o psicólogo norte-americano Howard Gardner introduziu outras maneiras de avaliar as inteligências das pessoas. Partindo do princípio de que todos nós somos diferentes na maneira de agir, sentir e pensar, ele afirmou que as "habilidades" ou "dons" de cada um deveriam ser consideradas como inteligências, além das capacidades linguísticas e lógico-matemáticas.

 

A partir daí, ele criou a Teoria das Inteligências Múltiplas, que abordava as inteligências Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Cinestésico-Corporal, Musical, Intrapessoal, Interpessoal e Naturalista. Além das citadas por Gardner, outras foram surgindo com o tempo, como a Existencial.

 

No ensino bilíngue, levamos em consideração o fato de que, embora tenhamos nascido com todas as inteligências, algumas se desenvolveram mais que as outras, seja pelas facilidades que temos ou pelos estímulos recebidos ao longo dos anos. Por isso, nossos professores precisam, ao elaborar o plano de aula, pensar em atividades que trabalhem, ao mesmo tempo, mais de uma inteligência, garantindo, assim, que os alunos tenham a oportunidade de absorver o que está sendo ensinado da forma como tiverem mais facilidade.

 

Este é um ponto importante do treinamento que oferecemos aos professores. Como o natural é que ensinemos da forma que aprendemos, o profissional deve prestar atenção para não focar apenas nas inteligências que são mais fortes para ele, abrangendo, também, as outras e, desta forma, atendendo às necessidades e às peculiaridades e respeitando a individualidade de todos alunos.

 

O mesmo vale para os pais. Conhecer quais são as inteligências mais fortes do seu filho é fundamental para ajudá-los em qualquer aprendizado, não só do inglês, para que aprender não seja sinônimo de conflito e sofrimento.

 

Alguns exemplos de atividades que fazemos em sala de aula e que exercitam múltiplas inteligências:

 

- Em Pedaços: Depois de assistir a um vídeo curto ou a um pedaço de filme, os alunos recebem a sequência da história cortada em pedaços. A tarefa é colocar esta sequência na ordem. Caso seja necessário, o professor pode apresentar imagens que possam ajudá-los a recordar o que viram.

Esta atividade envolve a resolução de problemas por meio do uso de imagens, da escrita e da comunicação oral, trabalhando as inteligências Lógico-Matemática, Espacial, Linguística e Interpessoal.

 

- Cante uma canção maluca: Com a sala dividida em times, os alunos devem escrever frases e, em seguida, sorteá-las em sacolas. Cada grupo deve juntar as frases sorteadas por seus membros e usá-las para compor uma música maluca.  Nesta atividade, eles trabalham tanto sozinhos (quando escrevem suas frases) quanto em grupos (na composição da música). Assim, são trabalhadas as inteligências Intrapessoal, Interpessoal, Musical e Linguística.

 

As inteligências não citadas nestes dois exemplos também podem ser trabalhadas de diversas formas. A Cinestésico-Corporal, por exemplo, pode ser desenvolvida por meio de jogos e atividades com movimento, como construção e artesanato, que usem objetos reais ou que moldem novas peças. Já a Naturalista, além de passeios e projetos ao ar livre, pode envolver a comparação de livros e filmes ou de notícias encontradas em dois meios de comunicação diferentes.

 

Além de importante, este é um assunto delicioso de debater e a conversa pode ir longe. Por hoje, convidamos nosso leitor a fazer este TESTE para conhecer melhor suas inteligências mais fortes. Vale também chamar a criançada, para entender as soluções ideais para o aprendizado dos seus filhos. Ao final, vale reler nosso texto, para achar alguns exemplos de atividades interessantes, conforme o resultado. A partir daí, vamos encontrar novas formas de aprender, sempre tendo o prazer como grande aliado!

R$ 80 / h
Sylvia S.
Santos / SP
Sylvia S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês no Ensino Fundamental Inglês Avançado Gramática em Inglês
Quer ter aumentar suas chances de um futuro extraordinário? Fale Inglês! Podemos te ajudar!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil