Você conhece a Aprendizagem Cooperativa?
Foto de Sylvia S.
Por: Sylvia S.
20 de Junho de 2019

Você conhece a Aprendizagem Cooperativa?

“Eu acredito, portanto, que a educação é um processo de vida e não uma preparação para uma vida futura.” – John Dewey

Inglês Conversação Básico Gramática Intermediário Avançado Ensino Médio Geral Ensino Fundamental Adolescentes Tradução ingles para todas as idades Inglês para Terceira Idade Inglês para negócios Inglês para Turismo ingles sem traumas

No final do século XIX John Dewey (1859-1952) falava sobre a organização da escola que se preocupasse com “O desenvolvimento de um espírito de cooperação social e de vida comunitária” (Dewey, 2002, p. 25). A escola ideal deveria ser um local onde as pessoas pudessem trocar idéias, sugestões, terem liberdade para se comunicares, e trocarem resultados de experiências anteriores bem ou mal sucedidas e a escola onde os estudantes tivessem que decorar lições era inadmissível para Dewey.

Spencer Kagan

Spencer Kagan,psicólogo e estudioso da Aprendizagem Cooperativa, afirma que esse é um método de ensino onde times pequenos e heterogêneos de alunos trabalham juntos para alcançarem um objetivo em comum. Em time os alunos trabalham para aprender e são responsáveis pelo próprio aprendizado, mas também de todo time. No entanto, há que se saber a diferença entre o trabalho em time onde os alunos não se comprometem com o resultado, e o time que é estruturado para ser um time cooperativo. Faz algum tempo que os professores têm discutido, estudado e aprendido sobre maneiras positivas de se conseguir uma melhor interação entre os seus alunos e o conteúdo programático. Nesses estudos ,os Educadores passam algum tempo também tentando criar ferramentas para que eles próprios consigam uma interação melhor com seus estudantes fazendo com que eles se interessem mais por suas aulas, entretanto a interação e integração entre os alunos têm sido erroneamente negligenciada.

 

Através da interação entre os alunos pode-se traçar um perfil do mecanismo de aprendizado dos alunos, percebendo como eles se sentem sobre a escola e sobre seus professores, como eles se sentem e se relacionam com seus colegas, e também sobre a auto-estima dos alunos. Como dito anteriormente em outros post há três maneiras básicas que os alunos podem aprender conforme interagem uns com os outros, são elas:

 

Competição, Individualização e Cooperação

 

Infelizmente nos dias atuais o que vemos ser mais estimulado nas escolas é a Competição. Para muitos alunos , a escola é vista como uma competição, onde os aluno são cobrados a disputar o primeiro lugar, emuitas vezes é estimulado pela escola e pelos professores a participar desta competição pela melhor nota, a não se preocupar com seus colega e nem com o processo do aprendizado. O que leva muitas vezes ao aluno a trapacear para conseguir seu objetivo, uma vez que o que ele entende disso tudo é que o que conta é o resultado. Segundo Johnson & Johnson, essa competição começa assim que o aluno começa sua vida escolar e torna-se mais violenta conforme ele vai passando para as séries seguintes.

 

Ainda é rara a cooperação entre os alunos , que passam a perceber e a se preocupar com o time ao invés de se preocupar apenas consigo próprio, que estimula e ajuda os colegas , que comemora quando algum colega consegue progredir e que aprendem a trabalhar uns com os outros valorizando os valores humanos, e despidos de preconceitos raciais ou sociais , não se importando com o sexo, opção religiosa, e capacidade intelectual de seus colegas. Sabemos no entanto que esse modelo de interação não é benéfico a ninguém. Alunos não aprendem conceitos e habilidades, não sabem interagir com cada um desses modelos. Haverá casos em que as três situações de interação, competição, individualização e cooperação, poderão acontecer simultaneamente e os alunos deverão ser capazes de lidar com as três com eficiência.

 

Somente assim serão capazes de escolher o tipo de interação mais apropriado a ser usado a cada situação apresentada. Em uma situação de competição interpessoal não ocorrerá uma interdependência positiva, pois para um ganhar outros terão que perder. Como exemplo podemos citar a competição de soletrar que ocorreu no programa do Luciano Huck em conjunto com a rede pública de ensino, onde o campeão e a escola do mesmo ganhariam prêmios em dinheiro em detrimento dos demais alunos que talvez tenham estudado muito mais, aprendido muito mais em comparação consigo mesmo, mas não o suficiente para vencer , outros exemplos são atividades de corrida onde os alunos correm para pegar a resposta certa, talvez outros até saibam a resposta, mas não corram com tanta destreza, e portanto são considerados “perdedores”, não importando o conhecimento. Já no aprendizado individualista, os alunos trabalham sozinhos, sendo independentes uns dos outros, o sucesso de seu trabalho depende exclusivamente de seu esforço individual, assim como o fracasso. Os resultados dos colegas não interferem com o seu próprio resultado.

 

Exemplo, ditado, onde cada aluno escreve as palavras ditadas pelo professor, e a pontuação feita depende exclusivamente do conhecimento individual de cada aluno, quem atingir determinada porcentagem de palavras corretas terá conseguido a nota satisfatória. Por fim, na Aprendizagem Cooperativa, a interação causa uma interdependência positiva com a “responsabilidade individual”. Para ocorrer a interdependência positiva é necessário que o time aceite e entenda que ou todos irão ganhar ou todos irão perder, não haverá um único vencedor, mas sim o time todo, e portanto todos deverão trabalhar e cooperar para que possam assim atingir o objetivo desejado. Podemos citar um jogo cooperativo de soletrar, onde os alunos trabalham juntos em pequenos times ajudando uns aos outros a aprenderem as palavras para que possam fazer o teste do ditado que ocorrerá num outro dia. Cada resultado de cada aluno em seu teste será aumentado por pontos bônus que estarão ligados ao resultado do time, se o trabalho do time foi satisfatório e se a somatória das notas do time atingir uma cota pré – determinada.

 

Na Aprendizagem Cooperativa os alunos deverão se preocupar não somente com a sua capacidade de soletrar e conhecer as palavras , mas também com a capacidade dos colegas do time, ou até da sala toda. O critério utilizado sobre o aprendizado se será para o time ou para a sala toda, dependerá do que for previamente combinado entre a sala e o professor, bem como os pontos de bônus que receberão pela meta estabelecida alcançada. O time cooperativo entende que a responsabilidade individual significa que todos os alunos sabem a sua parte e contribuem com o time para que possa atingir seu objetivo de maneira satisfatória. Apenas colocar os alunos em time não garantirá uma aula cooperativa, nem tão pouco a interação cooperativa, para que isso ocorra o professor deverá estruturar a aula e os times , utilizando atividades que visem a cooperação de todos, como veremos mais adiante.

 

A Aprendizagem Cooperativa aumenta a motivação intrínseca dos alunos que passam a querer cooperar e participar das aulas, aumentando assim sua auto-estima. As relações étnicas melhoram e o “bullying” diminui, pois os alunos passam a se relacionar com todos e não somente com os mesmos colegas de sempre, passam a aprender valores sociais como respeito, cortesia, generosidade, saber ouvir, respeitar a opinião do próximo, entre outros.

 

Sylvia S.
Sylvia S.
Santos / SP
1ª hora grátis
nota média
0
avaliações
R$ 80
por hora
Inglês para Adolescentes, Inglês Avançado, Gramática em Inglês
Quer ter aumentar suas chances de um futuro extraordinário? Fale Inglês! Podemos te ajudar!

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto