TCC: Inconveniência ou Oportunidade?
Por: Iuri M.
31 de Julho de 2020

TCC: Inconveniência ou Oportunidade?

Motivos para tornar o TCC seu aliado no mercado de trabalho

Redação TCC e Artigo Cientifico - Orientação TCC Suporte na Preparação de TCC Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Elaboração de Pré-Projetos de TCC Elaboração de projetos de pesquisa de pós Orientação Para Trabalhos De Conclusão De Curso

Qual a primeira palavra que vem a sua cabeça quando pensa em Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC? Durante a graduação e até mesmo assim que entramos no Ensino Superior já nos deparamos com as seguiuntes perguntas, "E aí? Como está o TCC?" ou "Já pensou sobre o que vai fazer no TCC?". Por que o TCC soa como um trabalho inconveniente e que na maioria das vezes parece não ter relevância para nossa atuação no mercado de trabalho? Talvez seja porque você precise finalizar e justamente ao final dos quatro ou cinco anos de dedicação a graduação ou porque não se identifica com esse tipo de trabalho teórico, afinal de contas na prática a teoria é outra não é mesmo?

Surpreendentemente na prática a teoria é a mesma, aliás, a prática foi aprimorada devido a exercícios de análise, de testagem e retestagem, mudanças em variáveis que, segundo o entendimento teórico e de experiência do indivíduo que atua, possam vir a ocasionar desenvolvimento relevante para ela. Então, porque a escrita do TCC é tão desvinculada com o exercício da prática no ambiente de trabalho? Com certeza você não vai atuar apenas na especialidade contemplada pelo seu TCC, porém o exercício do pensamento científico pode se tornar uma ferramenta muito valiosa. A seguir vamos abrir os olhos para as sessões do TCC como benefícios para nossa prática no mercado de trabalho.

 

 

Objetivos

Definindo os objetivos

Quais os seus objetivos no trabalho? Aonde você precisa chegar? Quais são os resultados esperados por você ou por seus superiores? Ter os objetivos claros e bem definidos em seu TCC é um excelente ponto de partida para construção de todo o pensamento bem como ir em busca das melhores estratégias para alcançá-los. No mercado de trabalho ser esclarecido quanto a esse ponto também é uma virtude, por mais que você não tenha sempre que eleger seus objetivos (por uma questão de hieraquia no trabalho quando seu chefe os elege) tê-los claramente irá te ajudar a direcionar melhor seus esforços, inclusive otimizando processos no seu trabalho, em outras palavras você pode trabalhar menos e render o esperado ou até mais, ganhando atenção e notoriedade.

Introdução

Introdução

Qual o contexto na sua área de atuação os objetivos do TCC estão inseridos? A introdução é um espaço as vezes negligenciado porém de extrema importância para o TCC. Aqui você vai mostrar toda a importância e relevância do seu tema, além de apresentar as lacunas que você pretende preencher quando alcançar seus objetivos. Em outras palavras, pense nos prováveis leitores e na população atingida pelo seu tema, você precisa dar entendimento a sua causa para que os próximos passos tenham sentido. Seria diferente no ambiente de trabalho? Entender o funcionamento do ambiente em que você trabalha é de suma importância para pensar nas estratégias a serem implementadas. Dessa forma você pode identificar quais pontos do seu trabalho são relevantes e importantes para alcançar os objetivos e caso encontre lacunas, são as oportunidades para se destacar!

Metodologia

Metodologia

Nessa sessão do seu TCC, Rigor é a palavra chave! Quanto mais rigorosos forem os procedimentos adotados por você para realização da sua pesquisa mais fácil será para futuros estudos reproduzirem seus passos e poderem avançar em alguns pontos. Já no ambiente de trabalho nós podemos pensar em uma equipe. Imagine se cada integrante da equipe seguisse procedimentos diferentes para realizar o mesmo trabalho? Eventualmente algum seria mais produtivo que o outro e então problemas de relacionamento podeeriam surgir. A menos que você tenha a ótima ideia de propor um procedimento para todos que aproveite os pontos positivos de cada um, sem contar que, caso cheguem novos integrantes a equipe, ensinar esses procedimentos não será tarefa difícil, pois além de existir apenas um modelo, todos que o seguem serão capazes de treinar os novos colegas. Trabalhar em equipe não é tarefa fácil, porém os resultados sempre são mais promissores, ainda mais quando temos uma metodologia de trabalho clara e de qualidade!!

resultados e discussão

Resultados e Discussão

A princípio unir essas duas palavras na mesma frase parece ser um pouco aterrorizante, afinal de contas entrar na terra das discussões para muitos significa entrar em um ringue para ver quem ganha a batalha. No seu TCC, apresentar os resultados e discussão significa mostrar aonde você chegou, quais os principais resultados alcançados e então "discutir" com a literatura que trata do seu tema a respeito de convergências e divergências com os resultados de outros estudos. Aqui é claro que todos queremos alcançar resultados positivos, porém o mais importante deve ser chegar aos resultados, se você conseguiu, parabéns! Inclusive porque se forem resultados negativos, caso você tenha explorado uma estratégia deiferente dos demais na sua metodologia isso não significa que foi um erro, pelo contrário, você é capaz de informar que aquela estratégia não é suficiente para alcançar os objetivos de forma positiva. No mercado de trabalho não existe coisa melhor do que poder contribuir propondo caminhos certos a serem tomados, mas também indicar os caminhos que não serão os melhores é de extremo valor!

conclusão

Conclusões

Geralmente as conclusões se parecem um pouco com os resultados, você precisa dizer se conseguiu alcançar os objetivos, expor eventuais limitações e propor futuros aprofundamentos para o seu tema de pesquisa. Porém vamos pensar mais além, retorne aos pontos de relevância e importância da sua introdução, como seu TCC contribuiu para esses pontos? Pois sair do papel e possuir implicações práticas tem tudo a ver com o que estamos tratando aqui, não é? Sendo assim, no mercado de trabalho, ao final de alguma demanda ou período, lembre da relevância e importância que você identificou no início de todo o processo e como você contribuiu para isso. Buscar novas opções para o ambiente de trabalho, principalmente em equipe, pode ser um pouco conturbador, porém quando tratamos da relevância e importância presente em todo o processo entramos em um âmbito comum de motivação e isso é extremamente saudável para manter uma equipe em busca de conquistas maiores!

 

Por fim, equilibrar o TCC com outras demandas da vida não é missão fácil. Tenha em mente que o equilíbrio está em saber reconhecer os momentos certos em que determinadas demandas exigem prioridade, sejam elas acadêmicas, de convívio social, lazer, laboral entre outros. Portanto, aproveite o TCC como uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades extremamente importantes para o mercado de trabalho, porém tenha um planejamento compatível com a sua realidade bem como um Projeto de TCC que te proporcione a melhor experiência possível.

 

R$ 60 / h
Iuri M.
Brasília / DF
Iuri M.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 2 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Redação - Metodologia do Trabalho Científico Escrita Acadêmica Elaboração de artigos científicos
Mestrado: Educação Fisica (Universidade de Brasília (UnB))
Docente de Educação Física no Ensino Superior. Oriento desde a escrita até elaboração da apresentação do seu TCC ou trabalhos afins.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil