Bebês trazidos por cegonhas?
Foto de José R.
Por: José R.
02 de Outubro de 2018

Bebês trazidos por cegonhas?

Estatística Geral

Você já ouviu falar que cegonhas trazem os bebês? E mais: você sabia que isso foi provado CIENTIFICAMENTE?

Tá, não é bem assim, mas a história é boa:

Na década de 1930, houve um aumento acachapante da população de cidades do leste da Alemanha e em parte da Dinamarca. Ao mesmo tempo em que a população crescia, o número de cegonhas observadas também aumentava.

O estatístico inglês Ronald A. Fisher, considerado o "pai da Estatística", analisou o número de neonatos durante 10 anos e viu-se que, a cada ano, o número de nascimentos subia. Ao mesmo tempo, o número de cegonhas crescia quase na mesma proporção.

Fisher publicou o trabalho, sugerindo que um aumento está ligado diretamente ao outro. Quer dizer, os cálculos mostram que a correlação entre os dois fatos é de mais de 90%! Como não estariam ligados?

Na verdade, o que Fisher quis mostrar é um cuidado que as pessoas precisam ter ao ler resultados de testes deste tipo. O que ele fez é a chamada "correlação espúria". Isto é, ele pegou dois eventos que não têm relação direta e, de propósito, criou uma explicação absurda, porém muito bem baseada na análise feita.

De fato, dois eventos, apesar de parecerem relacionados, não estabelecem relação de causa.

 

(Para quem ficou curioso, a explicação mais provável é a seguinte:

Não foi o aumento de cegonhas que levou ao aumento de nascimentos. Porém, como houve um grande movimento migratório para as cidades da região, houve um aumento do número de casas construídas.

Como é uma região fria, as casas da época exigiam a presença de uma lareira e uma chaminé. E, nessas chaminés, as cegonhas costumam fazer seus ninhos. Assim, com mais locais para fazer ninhos, a população de cegonhas poderia aumentar).

Foto de Rosana G. Rosana G. há 6 anos

José Fernando

Seu artigo é muito interessante! E nos faz pensar: veja o papel do conhecimento no dia-a-dia. Muitas vezes ouvimos as pessoas 'ligarem' fatos e chegarem a conclusões absurdas sobre questões sociais, políticas etc. Seu texto me fez pensar que antes de concordarmos com uma ideia ou aceitarmos algo como verdadeiro, devemos perguntar: e os fatos? o que dizem?

Analisar e concluir baseado em fatos e não no que 'queremos' ver. Aliás, seu artigo me deu saudades de estatística ... complicada mas tão relevante para nos provocar com a realidade por trás das crenças, como você ilustrou.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto