Como o café nos deixa mais "agitados"?
Por: José R.
17 de Outubro de 2017

Como o café nos deixa mais "agitados"?

Farmácia-Bioquímica

A cafeína é uma substância muito conhecida por ter propriedades estimulantes, nos mantendo alertas e ativos durante certo tempo. Mas qual é seu papel de fato?

Algumas atividades das células são moduladas por moléculas que agem como intermediadores de tais atividades, estimulando ou inibindo processos metabólicos. Essas moléculas são conhecidas como "segundos mensageiros" e funcionam basicamente como um telefone-sem-fio a nível molecular.

Uma dessas moléculas se chama monofosfato cíclico de adenosina (AMP cíclico ou AMPc). O AMPc é produzido pela enzima adenilato-ciclase a partir de trifosfato de adenosina (ATP) e tem sua ligação fosfodiéster cíclica quebrada pela enzima fosfodiesterase (ou seja, ele é "desmontado" por esta enzima), voltando ao estado linear da molécula e perdendo sua propriedade de mensageiro. Quando há AMPc em concentração suficientemente alta, ele pode interferir em diversos mecanismos e enzimas, ativando ou inibindo-os, de acordo com cada tipo de célula.

"E a cafeína?"


Como dito antes, o AMPc é desmontado pela fosfodiesterase e perde sua função. O que a cafeína faz é inibir a fosfodiesterase, mantendo o nível de AMPc alto. Assim, as atividades mediadas por essa molécula continuam, estimulando ou não alguns processos celulares.

A agitação que geralmente se sente depois de ingerir cafeína vem do fato de o AMPc ser o principal segundo mensageiro dos processos ativados pela adrenalina e noradrenalina, dois hormônios que sabidamente aumentam nossa capacidade de resposta ao ambiente.

Vai um café?

 

Molécula de cafeína, AMPc e o nucleosídeo adenosina.

R$ 100 / h
José R.
Rio de Janeiro / RJ
José R.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 8 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
MBA: Data Science & Statistics (Instituto Business School Brasil)
Cientista de dados e professor de matemática e estatística há cerca de 10 anos. Números nunca mais serão um problema!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil